x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 202

contabilização dos estoques

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 27 março 2020 | 18:08

uma empresa industrial que altera o objeto social para locação, venda e compra e administração de bens próprios:

os bens que estão registrados no ativo imobilizado que serão objetos de locações, vendas terão que ser transferidos para as contas do grupo de ESTOQUES ou para o grupo de investimentos: propriedades para investimentos?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Domingo | 29 março 2020 | 16:02

Os bens devem ser segredados conforme o seu objetivo. Se aluguel, na conta investimentos, Venda no Estoque. Lembrando que para efeitos tributários a simples mudança dos Bens de uma conta para a outra não dá o direito de mudar também de tributação.
Contabilmente, tudo bem, pode ficar trocando os bens de conta. Mas para a Receita Federal, tem algumas limitações. 

Mas o que nos interessa neste momento é saber que deve-se verificar com os empresários o objetivo do respectivo imóvel e colocá-lo em sua devida Conta.

APARECIDA MOTA
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 29 março 2020 | 17:26

Aparecida Mota,

obrigado pelo retorno

o interesse da empresa é vender ou alugar o bem.

como foi alterado o objeto social da empresa para locação, venda e compra e administração de bens próprios, acredito que estes bens "não" podem ficar registrados no imobilizado.

e outro problema é que o valor base para a transferência do imobilizado para o estoque ou propriedade para investimento vai ser feito pelo valor residual.

com isso o valor registrado nesta "transferência" vai ser bem menor do que ele vale, assim existe a possibilidade de se aplicar o AVJ neste bens? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.