Vanessa
Bronze DIVISÃO 3 , AnalistaBoa noite a todos!
Gente estou com uma dúvida em relação a contabilização da folha na hora de contabilizar o IRRF, usando um exemplo para simulação( estou apenas simulando valores, não considerem alíquotas por favor).
Pensando que um funcionário recebe R$ 1.000,00, e tem o desconto de 20,00 de INSS e 10,00 de IRRF.
Contabilização:
D - Despesas com Salários(R) - 1.000,00
C - Salários a Pagar (PC)
D - Salários a Pagar (PC) 20,00
C - INSS a recolher ( PC)
D - Salários a pagar (PC) - 10,00
C - IRRF a pagar (PC) - 10,00
Veja que no final das contas será repassado para o funcionário 970,00 que é o salário líquido a pagar.
Minha dúvida é....
Considerando o regime de competência,
Como a empresa está pagando a menos para o funcionário devido as retenções parece que estou debitando a maior o resultado, sendo que a empresa pagou apenas 970,00 e não 1.000,00 de despesas com salário.
E deixou de colocar no resultado o INSS a recolher de 20,00 e IRRF a recolher de 10,00 creditando apenas o passivo, parece que estou aumentando a conta de despesas com Salários sendo que desse valor tem os descontos e não está sendo detalhado.
Poderiam me dizer se a minha contabilização acima está correta? E me falar a opinião de vocês por favor, se a algum momento esses valores dos impostos vão para o resultado separadamente ?