x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 274

Contabilização Consumo Combustível

Jeniffer da Silva Nogueira

Jeniffer da Silva Nogueira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 08:55

Bom dia! No escritório em que trabalho, temos um cliente que é uma Transportadora. Ele contrata motoristas Autônomos, faz o RPA. E um dos valores que compõe esse RPA, é um "Adiantamento de Vale Combustível"
Como funciona: Eles fazem um outro adiantamento de por exemplo, R$10.000,00 para uma empresa X, e ao longo do mês vão consumindo aquele crédito com a empresa. Porém, o consumo só ocorre, para a contabilidade, com a emissão da NF do posto, referenciando os Cupons Fiscais. 
O que eu preciso fazer é conciliar os pagamentos dos RPAs com esses valores pagos em combustível. 
Os adiantamentos para a empresa X. Estão na conta transitória ainda....
E as NF dos postos já foram emitidas.
Se eu fizer
D-Combustivel
C-Adiantamento - ao invés de fornecedor (lançamento pela NF) 
Estaria correto?
E outra, resolveria apenas o problema do Fornecedor, mas eu não estaria identificando que paguei uma parte do valor do RPA em combustível.
Gente, me ajudem por favor, sei que é um assunto complexo mas se alguém tiver experiência com uma situação semelhante, ou conhecimento para me ajudar, ficaria extremamente grata!!! 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 10:26

Jeniffer,

Quando é feito o adiantamento, vc cria uma conta no ativo denominada "adiantamentos - X". Assim:
D: Adiantamento
C: Caixa/ Bancos

Quando recebera prestação de contas, debita "custo" dos serviços e credita essa conta de adiantamento. Assim:
D: Custo serviços prestados
C: Adiantamento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: