x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 140

Contabilização Consumo Combustível

Jeniffer da Silva Nogueira

Jeniffer da Silva Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 08:55

Bom dia! No escritório em que trabalho, temos um cliente que é uma Transportadora. Ele contrata motoristas Autônomos, faz o RPA. E um dos valores que compõe esse RPA, é um "Adiantamento de Vale Combustível"
Como funciona: Eles fazem um outro adiantamento de por exemplo, R$10.000,00 para uma empresa X, e ao longo do mês vão consumindo aquele crédito com a empresa. Porém, o consumo só ocorre, para a contabilidade, com a emissão da NF do posto, referenciando os Cupons Fiscais. 
O que eu preciso fazer é conciliar os pagamentos dos RPAs com esses valores pagos em combustível. 
Os adiantamentos para a empresa X. Estão na conta transitória ainda....
E as NF dos postos já foram emitidas.
Se eu fizer
D-Combustivel
C-Adiantamento - ao invés de fornecedor (lançamento pela NF) 
Estaria correto?
E outra, resolveria apenas o problema do Fornecedor, mas eu não estaria identificando que paguei uma parte do valor do RPA em combustível.
Gente, me ajudem por favor, sei que é um assunto complexo mas se alguém tiver experiência com uma situação semelhante, ou conhecimento para me ajudar, ficaria extremamente grata!!! 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 10:26

Jeniffer,

Quando é feito o adiantamento, vc cria uma conta no ativo denominada "adiantamentos - X". Assim:
D: Adiantamento
C: Caixa/ Bancos

Quando recebera prestação de contas, debita "custo" dos serviços e credita essa conta de adiantamento. Assim:
D: Custo serviços prestados
C: Adiantamento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.