Cesar Augusto
Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidaderespostas 6
acessos 8.406
Cesar Augusto
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeDaniel Garcia
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Cesar,
Veja as regras para assinatura da ECD neste informativo disponibilizado pela Receita Federal.
http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2190
At.,
Renato Carvalho Costa
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Cesar,
Sim, porém seria interessante assinar com e-cpf do sócio,.
Utilizar a opção de e-cnpj só em último caso, fora que só pode ser assinado uma unica vez.
Como o colega Daniel mencionou é interessante que leia o manual de orientação e se atente as regras.
Cleusa Gim
Prata DIVISÃO 3Prezados,
ainda referente a assinatura da ECD, somente com certificado do contador + certificado e-cnpj, sem assinatura com e-cpf dos dois sócios responsáveis, gostaria de entender porque seria conveniente assinar com e-cpf deles, ao invés de com o e-cnpj, afinal as assinaturas pelo e-cnpj ja contemplam a assinatura dos dois socios. Tudo que é assinado pelo e-cnpj, legalmente não seria conter a assinatura dos sócios ?
A questão é que como ficamos em unidades diferentes, nunca tenho o e-cpf dos sócios comigo.
Haveria algum problema legal, a ECD conter somente assinatura do contador + assinatura e-cnpj ? pergunto isso, pois participamos de licitações e não podemos correr riscos.
Diego Jardim Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeEu tendo a concordar com o Renato em relação a recomendação. Não tenho conhecimento técnico jurídico para afirmar com certeza, mas tendo a pensar que a assinatura do e-CNPJ contém apenas a assinatura do responsável perante o CNPJ. Geralmente em empresas de pequeno porte, o responsável pelo CNPJ também é responsável pela administração financeira da empresa, então, se minha hipótese está correta com relação ao e-CNPJ, não vejo problemas.
Apesar disso, concordo com o Renato, pois entendo que, caso esta declaração precise ser apresentada em qualquer situação, tende a gerar menos questionamentos e problemas secundários, que não sejam esclarecimento das demonstrações contábeis.
Neide Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Diretor(a)Bom dia , senhores , gostaria de um auxilio, no caso o cliente nao possui certificado digital ePF e nem eCNPJ , porém o *escritorio contabil possui eCNPJ * e tem procuração do cliente, nesse caso pode o ecnpj assinar como "procurador" ou "outros" ? E o contador com certificado digital ecpf dele?
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeNeide, bom dia
SIM, pode
Márlus
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade