x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 6.184

Assinatura ECD

cesar augusto

Cesar Augusto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 14:11

Olá pessoal boa tarde!
Primeira vez que realizo a entrega da ECD, estou com uma dúvida, no campo do signatário, eu só devo colocar as pessoas que irão assinar? Já coloquei o contador responsável (código 900) e a empresa com o E-CNPJ, está correto dessa forma?  

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 6 abril 2020 | 23:26

Cesar, 

Sim, porém seria interessante assinar com e-cpf do sócio,. 
Utilizar a opção de e-cnpj só em último caso, fora que só pode ser assinado uma unica vez. 

Como o colega Daniel mencionou é interessante que leia o manual de orientação e se atente as regras. 


Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 2 anos Quarta-Feira | 30 março 2022 | 17:24

Prezados,


ainda referente a assinatura da ECD, somente com certificado do contador + certificado e-cnpj, sem assinatura com e-cpf dos dois sócios responsáveis, gostaria de entender porque seria conveniente assinar com e-cpf deles, ao invés de com o e-cnpj, afinal as assinaturas pelo  e-cnpj  ja contemplam a assinatura dos dois socios. Tudo que é assinado pelo e-cnpj, legalmente não seria conter a assinatura dos sócios ?

A questão é que como ficamos em unidades diferentes, nunca tenho o e-cpf dos sócios comigo.

Haveria algum problema legal, a ECD conter somente assinatura do contador + assinatura e-cnpj ? pergunto isso, pois participamos de licitações e não podemos correr riscos.






Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 31 março 2022 | 08:23

Eu tendo a concordar com o Renato em relação a recomendação. Não tenho conhecimento técnico jurídico para afirmar com certeza, mas tendo a pensar que a assinatura do e-CNPJ contém apenas a  assinatura do responsável perante o CNPJ. Geralmente em empresas de pequeno porte, o responsável pelo CNPJ também é responsável pela administração financeira da empresa, então, se minha hipótese está correta com relação ao e-CNPJ, não vejo problemas.

Apesar disso, concordo com o Renato, pois entendo que, caso esta declaração precise ser apresentada em qualquer situação, tende a gerar menos questionamentos e problemas secundários, que não sejam esclarecimento das demonstrações contábeis.

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 10 semanas Quarta-Feira | 7 fevereiro 2024 | 12:00

Bom dia , senhores , gostaria de um auxilio, no caso o cliente nao  possui certificado digital ePF e nem eCNPJ , porém o *escritorio contabil possui eCNPJ * e tem procuração do cliente, nesse caso pode o ecnpj assinar como "procurador" ou "outros" ?  E o contador com certificado digital ecpf  dele?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.