Alan
Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)Olá, tenho algumas dúvidas de iniciante quanto à classificação dos custos e despesas em um cenário de um pequeno revendedor do Mercado Livre. Fornecendo um background: no modo mais comum de entrega, a pessoa deve levar a mercadoria ao correio, mercadoria esta que deve conter uma declaração anexada (impressa pelo vendedor) dentro de algum plástico. Este meio de envio não é o único e nada impediria que o vendedor contratasse uma transportadora ficando totalmente responsável pelo envio ou ainda solicitasse a retirada pessoalmente em mãos. Mas supondo que a pessoa se utilizaria em 95% dos casos deste sistema (chamado Mercado Envios):
Seriam custos variáveis: aquisição da mercadoria, embalagem, fita adesiva, plástico, papel sulfite, tinta da impressora, comissão de venda ao Mercado Livre?
Seriam despesas fixas: taxa de MEI, transporte até os correios (despesa variável quando as vendas são muito baixas pois acompanham o fluxo de vendas, até o momento que se torna fixo quando a pessoa deve sair todo dia de casa, pois há muitas vendas)?
Alguns dos itens me geraram dúvidas, mas adianto meu raciocínio: imaginei que o produto final é a mercadoria totalmente embalada com os documentos anexos. Tudo sem o qual esse produto final não pode ser "fabricado" chamei de custo. Como única despesa (além da despesa fixa MEI) restou o transporte que não é necessário para geração do produto final em si. Este raciocínio está correto ou o transporte também é um custo? Note que este modo de envio não é o único possível, mas é o usado primariamente. O papel e tinta, como usados diretamente na mercadoria final são custos mesmo? Obrigado!