x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.571

E-Commerce - Custos e Despesas (Contabilidade de custos)

Alan

Alan

Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 abril 2020 | 16:19

Olá, tenho algumas dúvidas de iniciante quanto à classificação dos custos e despesas em um cenário de um pequeno revendedor do Mercado Livre. Fornecendo um background: no modo mais comum de entrega, a pessoa deve levar a mercadoria ao correio, mercadoria esta que deve conter uma declaração anexada (impressa pelo vendedor) dentro de algum plástico. Este meio de envio não é o único e nada impediria que o vendedor contratasse uma transportadora ficando totalmente responsável pelo envio ou ainda solicitasse a retirada pessoalmente em mãos. Mas supondo que a pessoa se utilizaria em 95% dos casos deste sistema (chamado Mercado Envios):
Seriam custos variáveis: aquisição da mercadoria, embalagem, fita adesiva, plástico, papel sulfite, tinta da impressora, comissão de venda ao Mercado Livre?
Seriam despesas fixas: taxa de MEI, transporte até os correios (despesa variável quando as vendas são muito baixas pois acompanham o fluxo de vendas, até o momento que se torna fixo quando a pessoa deve sair todo dia de casa, pois há muitas vendas)?
Alguns dos itens me geraram dúvidas, mas adianto meu raciocínio: imaginei que o produto final é a mercadoria totalmente embalada com os documentos anexos. Tudo sem o qual esse produto final não pode ser "fabricado" chamei de custo. Como única despesa (além da despesa fixa MEI) restou o transporte que não é necessário para geração do produto final em si. Este raciocínio está correto ou o transporte também é um custo? Note que este modo de envio não é o único possível, mas é o usado primariamente. O papel e tinta, como usados diretamente na mercadoria final são custos mesmo? Obrigado!

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Domingo | 12 abril 2020 | 17:29

Fala Alan beleza?

Cara o texto foi longo, me desculpe se falhei em algo na interpretação.

Entendo por Custo, todo o esforço para gerar Receita. Dito isso, você consegue gerar receita sem embalagem? Sem transporte para levar o produto? Sem Frete? Não, então tudo isso é custo.

Entendo por Despesa o necessário para a manutenção da empresa como um todo, algo mais geral e amplo. Você consegue vender o produto sem pagar imposto? (não deveria mas sim), sem ter água para beber? sim, consegue.

Então seguindo nessa linha, acredito que fique mais fácil para você classificar qualquer negócio.

Abs,

Pedro Kaled
Empreendedor e Contador

https://www.contabilnews.com.br
Alan

Alan

Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 abril 2020 | 22:07

Opa, obrigado Pedro!
Realmente, por esta linha é fácil ver que não é possível vender o produto online sem nenhum dos itens que eu listei (exceto o pagamento do MEI/imposto). Outro item que lembrei e que seria também uma despesa (de venda) são as devoluções do produto.
Eu estava entendendo o conceito de custo como o esforço para gerar o produto final e não a receita, Ainda dá para tornar ambos iguais com uma certa esticada mental, que não sei se é correta, se imaginar que o "produto/serviço final" na verdade é o produto entregue na casa do cliente e não apenas a caixinha embalada pronta para ser entregue.
Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade