x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 904

Hiza

Hiza

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Rede
há 5 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 01:53

Olá,sou nova por aqui, e gostaria de tirar algumas dúvidas ,se puderem me ajudar, eu tenho um CNPJ há mais de 10 anos de uma empresa de eletrônicos, ela tinha uma dívida no banco do Brasil, o fato é que ela continua ativa e gostaria de saber se é verdade que se compram CNPJ e como isso é feito ou valores, não entendo disso, sou a única sócia, poderiam me ajudar, agradeço imensamente

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 02:10

Oi, Hiza!

O CNPJ  é o Cadastro Nascional de Pessoa Jurídica emitido gratuitamente pelo Ministério da Fazenda Secretaria da Receita Federal - RFB, não é comercializado como meio troca, escambo ou compra. O que pode ser feito é ceder, transferir ou vender suas quotas de capital social da empresa para novos sócios.

HENRIQUE DA SILVA BANDEIRA

Henrique da Silva Bandeira

Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 08:19

Hiza, bom dia, conforme o nobre colega  Jose Alves  informou acima está correto; o que você pode fazer, que já via acontecer muitos nos anos que trabalho em escritórios, é o seguinte: faça a alteração de contrato para os novos donos da empresa, transferindo e cedendo suas quotas do capital social e responsabilidades pela empresa; e após isso fazer um contrato de compra e venda de propriedade do CNPJ e seus espólios e descrever o que foi acordado entre o vendedor e o comprador, onde acaba a responsabilidade sobre as dividas de um (vendedor), e começa de outro (comprador), reconhecer firma das assinaturas dos interessados, e arquivar esse contrato (contrato de gaveta). 

Henrique Bandeira 
Whats: (44) 98842-8582
E-MAIL: henrique.bandeira01@hotmal.com
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 09:52

Bom dia Hiza.

A venda de empresas e não somente de CNPJs é um procedimento que esta se tornando muito comum nos dias de hoje.

Vender uma empresa é como vender um carro, uma casa ou um outro bem qualquer. Por ser igual deve-se tomar muito cuidado, principalmente para quem compra, sendo que para isso a assessoria de um profissional contabil e também do direito é muito importante.

Agora eu lhe pergunto: vamos supor que eu queira comprar sua empresa. Qual a razão que eu gastaria meus recursos para comprar uma empresa com financiamento em andamento? O que ela tem a oferecer que a torne atrativa?

Sendo assim é muito importante ter uma assessoria que possa lhe dar este embasamento.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: