x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 161

Como lidar com clientes que se recusam a pagar os honorarios

Jessica

Jessica

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 10:56

Bom dia, 

Gostaria de saber como os escritórios estão lidando com a falta de pagamento dos clientes, quais medidas podem ser tomadas. Os serviços devem ser suspensos?

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 27 abril 2020 | 04:43

Oi, Jessica!

 Avalie há quanto tempo o cliente está devendo. É muito importante avaliar há quanto tempo o cliente deve. Afinal, que atire a primeira pedra que nunca atrasou uma conta por mero esquecimento! Pode ser que ele tenha cometido um deslize e pague prontamente o valor devido quando relembrado.Além disso, uma dívida de uma semana não deve ser tratada do mesmo modo que uma de três meses. No início, você pode optar por uma abordagem mais branda, por e-mail, sem soar acusatório. Nada de querer encurralar o cliente!Uma excelente opção de contato no início é enviar um e-mail que diga algo como: “olá Fulano, a quantia correspondente ao seu produto não entrou em nossa conta. Aconteceu algum imprevisto?”.A inadimplência mais longa, por outro lado, pede uma abordagem mais incisiva. Se, depois de duas semanas, você não tiver obtido retorno, é hora de começar a ligar e tentar chegar a um acordo nessa forma. Afinal, é bem mais fácil evitar um e-mail que um telefonema!Por mais estressante que a situação seja, é importante respeitar os limites da civilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade