Jessica
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Bom dia,
Gostaria de saber como os escritórios estão lidando com a falta de pagamento dos clientes, quais medidas podem ser tomadas. Os serviços devem ser suspensos?
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Jessica
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Bom dia,
Gostaria de saber como os escritórios estão lidando com a falta de pagamento dos clientes, quais medidas podem ser tomadas. Os serviços devem ser suspensos?
Jose Alves
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Oi, Jessica!
Avalie há quanto tempo o cliente está devendo. É muito importante avaliar há quanto tempo o cliente deve. Afinal, que atire a primeira pedra que nunca atrasou uma conta por mero esquecimento! Pode ser que ele tenha cometido um deslize e pague prontamente o valor devido quando relembrado.Além disso, uma dívida de uma semana não deve ser tratada do mesmo modo que uma de três meses. No início, você pode optar por uma abordagem mais branda, por e-mail, sem soar acusatório. Nada de querer encurralar o cliente!Uma excelente opção de contato no início é enviar um e-mail que diga algo como: “olá Fulano, a quantia correspondente ao seu produto não entrou em nossa conta. Aconteceu algum imprevisto?”.A inadimplência mais longa, por outro lado, pede uma abordagem mais incisiva. Se, depois de duas semanas, você não tiver obtido retorno, é hora de começar a ligar e tentar chegar a um acordo nessa forma. Afinal, é bem mais fácil evitar um e-mail que um telefonema!Por mais estressante que a situação seja, é importante respeitar os limites da civilidade.
Jessica
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Jose, muito obrigada pelo retorno.
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