Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 336

Provisões de despesas e encerramento trimestral.

Ocredir Ferreira Machado Neto

Ocredir Ferreira Machado Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 23 abril 2020 | 17:59

Prezados!

  Estou trabalhando em uma empresa onde a mesma constitui provisões de despesas diversas tais como (Fretes sobre compras, comissões sobre compras, fretes sobre vendas, comissões sobre vendas, despesas com exportações, seguros de carga etc.)
  O programa utilizado provisiona o valor correto que sera pago para essas operações, exceto as despesas com exportações que dependem da variação da moeda, porem ele ajusta o valor da diferença no momento da inclusão do documento fiscal referente a provisão.As provisões são feitas de acordo com regime de competência e no meu caso tenho certeza que vão acontecer, porem os documentos fiscais podem chegar no mês subsequente para registro fiscal.
  Essa empresa esta no lucro real trimestral e devo fazer o fechamento trimestralmente, agora no mês de março que devo fazer o encerramento surgiu a minha duvida:
  Fiz o encerramento trimestral e zerei os saldos da contas de despesas, porem no mês ficou valores de provisões de março que foram revertidas no mês de abril fazendo minha conta de despesa ficar com saldo invertido.
  Pensei na possibilidade de fazer a reversão das despesas para zerar os saldos e voltar com eles novamente em abril, mais fazendo isso vai alterar o valor do lucro/prejuízo contábil que a empresa teve no período. Como tenho que fazer o Lalur vou adicionar essas provisões para apurar o meu lucro/prejuízo fiscal do período.
  Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar nesse caso ? Como devo proceder com as provisões no encerramento do trimestre?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Sexta-Feira | 24 abril 2020 | 08:51

bom dia !
Se esses valores já são líquidos e certos e o "fato gerador" aconteceu em março, você pode trabalhar com apropriação dessas despesas e não provisões, desta forma essas apropriações seriam dedutíveis para IR/CS, e a conta contábil seria a própria conta fim dessas despesas, desta forma quando virar o trimestre você vai reverter esse lançamento e fazer a devida contabilização na mesma conta ficando a mesma com saldo zero.
Mas se os seus valores são mesmo uma provisão, não tem problema algum a conta da reversão ficar credora no trimestre seguinte, alias esses valores tem que ficar numa conta especifica para a correta classificação na ECF.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.