Lucimara Gildo
Bronze DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadePodemos, suspender a depreciação nos meses que as não trabalharam? Podemos suspender para os demais itens do ativo essa suspensão?
respostas 7
acessos 2.893
Lucimara Gildo
Bronze DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadePodemos, suspender a depreciação nos meses que as não trabalharam? Podemos suspender para os demais itens do ativo essa suspensão?
Vitor F. Pongeluppe
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo Lucimara Gildo, bom dia!
Deve ser observada a forma de depreciação do equipamento, se esta for contabilizada pelo método de unidades produzidas, então automaticamente as máquinas que não produziram não sofrerão depreciação, se for utilizado o método de soma dos dígitos ou a depreciação linear, entendo que a depreciação deve ser constante independente de produção ou não, idem para os demais bens do ativo imobilizado, por exemplo veículo, se for depreciado conforme quilômetros rodados e o veículo não foi utilizado no mês, portanto não haverá sua respectiva depreciação, mas igualmente ao maquinário, se a metodologia de depreciação foi por soma dos dígitos ou linear, entendo que deve prosseguir normalmente com o cálculo.
Se alguém tiver uma interpretação diferente gentileza expor para debatermos e chegarmos em um consenso.
Atenciosamente.
Edmar Oliveira Andrade Filho
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Lucimara,
A reposta deve ser encontrada a partir da leitura do item 55 do Pronunciamento Técnico CPC 27:
55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.
De acordo com texto, a depreciação só será igual a zero se adotado o critério da capacidade ou produção física esperadas do ativo. Assim, se a entidade adota o método linear (que é o mais comum) deve ser registrada a depreciação. Portanto, eu assino embaixo o que disse o nosso colega Vitor.
Lucimara Gildo
Bronze DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeMuito, obrigada pelas explicações e dicas de pesquisa.
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia a todos.
E reforçando a muito bem apresentada explanação de nosso amigo Edmar...
É importante salientar que um ativo, mesmo ocioso ele se deteriora, o tempo é implacável para tudo e todos.
Nisso deve-se analisar não só a ociosidade, mas também as condições as quais o ativo se mantem. Consultar um especialista no equipamento em questão ou até mesmo seu fabricante nestas horas pode ser uma boa opção.
att
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeBoa tarde !
Devido a pandemia minha produção diminuiu cerca de 80%, como fica a alocação da depreciação e demais custos fixos?
Pois com uma menor produção o custo unitário terá um grande aumento e esse aumento não poderá ser repassado ao preço de venda.
Aline de Almeida
Prata DIVISÃO 2Boa tarde!
Sou nova na contabilidade de empresa, com isso preciso de ajuda que é com relação a depreciação para empresas no simples, é obrigatório? Pergunto pois não tem depreciação nessa empresa, só tem esta situação parecida com de vocês, mas a empresa também tem outros ativos como moveis e utensilio e equipamentos de informática. Esta empresa é no simples. Seria normal ?
Desde já obrigada.
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddeboa tarde Aline,
A depreciação não tem nada a ver com o tipo de apuração adotado pela empresa, ou seja, TODAS as empresas tem que controlar e fazer a depreciação, correndo o risco de ter sua contabilidade descaracterizada.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade