x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 829

Baixa de depreciação

Katia Pessanha

Katia Pessanha

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente
há 5 anos Sexta-Feira | 24 abril 2020 | 17:28

Boa tarde colegas,

Fiz o lançamento contábil da venda/baixa do ativo (máquinas/equipamentos) no ano de 2018, mas esqueci de fazer a baixa da depreciação acumulada, como faço essa baixa da depreciação no exercício de 2019, não posso abrir o balanço de 2018 pois entreguei o ECD e ECF.
Alguém me ajuda, por favor.

Obrigada

Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 19:15

Boa noite Kátia,
Erro de exercícios anteriores tem que ser lançada na conta "ajustes de exercicios anteriores", que é uma conta transitória no Patrimônio Líquido. 
Exemplo:
D: Depreciação Acumulada
C: (ajustes de exercícios anteriores) no PL
Valor bx depr.acum.2018 efetuada em dez.2019

D: (ajustes de exercícios anteriores) no PL
C: Lucros ou prejuízos acumulados  no PL
Transf.ajuste bx depr.acum.2018 efetuada em Dez.19

O lançamento de ajuste 1 devera ser lancado no I200 da ECD 2019 como tipo x extemporaneo e deve ser informado a data do ajuste .

O lancamento 2 de transf.de ajuste 2018 sera lançado no I200  da ECD 2019 como tipo N normal

Carlos Alberto
Contador 
MBA - Controladoria Estratégica-FECAP
ALINE DE ALMEIDA

Aline de Almeida

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 16:32

Boa tarde!

Estou com uma situação exatamente aqui, sou nova nessa de contabilidade de empresa e peguei um caso desses, já me ajudou, grata por isso. 

Mas preciso da ajuda caso alguém possa me ajudar, que é com relação a depreciação para empresas no simples, é obrigatório? Pergunto pois não tem depreciação nessa empresa, só tem esta situação parecida com de vocês, mas a empresa também tem outros ativos como moveis e utensilio e equipamentos de informática. Esta empresa é no simples. Seria normal ?

Desde já obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: