x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.042

Livro Diário - Lançamento de crédito e débito para cada movimentação

Pablo Duque

Pablo Duque

Iniciante DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Sexta-Feira | 1 maio 2020 | 12:45

Prezados, bom dia!

Sou sócio de uma empresa de pequeno porte que trabalha com prestação de serviços.
De 2013 (fundação) até 2019 tivemos o auxílio de uma contadora que fez um trabalho "difícil de entender". Para piorar, não aceita questionamentos e, por ser minha Tia e eu querer evitar problemas familiares, fui omisso. Mesmo não entendendo, confiei no trabalho dela e deixei seguir.
Em 2019 identificamos alguns erros recorrentes na folha de pagamento e tomamos a decisão de mudar para um "escritório de contabilidade mais estruturado".

Mas vamos ao problema... rs
Estou analisando detidamente os livros diários e balanços anteriores e não estou conseguindo compreender o motivo de cada movimentação ter um "crédito" e um "débito" associado. Já pedi apoio à nova contabilidade e eles também não conseguiram entender a metodologia adotada.

Assim, peço auxílio dos senhores para comentar sobre a estrutura adotada e se é, ou não, pertinente.

Abaixo transcrevo fragmento do livro diário:

Um exemplo de lançamento de despesa:

DIA N.LANÇ. HISTÓRICO DÉBITO CRÉDITO

1 13710 41010007 VALE TRANSPORTE 86,00
  A  10010003 CAIXA ECONOMICA FEDERAL   86,00

E um exemplo de lançamento de receita:

17 18994 10010003 CAIXA ECONOMICA FEDERAL  22.971,48
A  30020001 SERVICOS PRESTADOS     22.971,48
VR REF RECWEBIMENTO xxxx

Outro tipo de lançamento é o resgate automático de aplicação bancária:

18 19131 10010003 CAIXA ECONOMICA FEDERAL  7.692,99
A  10010006 APLICAÇÃO FINANCEIRA   7.692,99
VR REF RESGATE AUTOMATICO

E no final do mês:

TOTAL DO MÊS                       01/2019                                      630.983,70 631.257,70

Nos exemplos acima, todos os lançamentos de primeira linha estão na coluna de DÉBITO, independente de ser receita ou despesa. Os de segunda linha sempre estão posicionados na coluna de RECEITA.

Gostaria da ajuda dos senhores para tentar entender essa forma de estruturação... cada saída (despesa) tem uma receita associada... cada entrada (receita) tem uma saída associada... e no final do mês aparece uma movimentação em valores super inflada, que aparentemente não condizem com o fluxo de caixa real da empresa.

Poderiam me auxiliar nesta interpretação?

Antecipadamente, agradeço a atenção!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 3 maio 2020 | 15:46

Pablo, boa tarde.

Por seus exemplos, entendo que os lançamentos estão corretos, já que na entrada de recursos, debitou-se a conta CEF-CM e na saída, houve o crédito nessa conta.

Apenas na totalização do mês, valores do Ativo e Passivo devem ser idênticos.

A nova contabilidade têm condições de fazer a correta leitura pra você a essas suas dúvidas.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade