Luciana e Nathalia
Eu faço a contabilização da SCP totalmente a parte da contabilidade da Ostensiva, faço um novo cadastro no sistema (Ja que a SCP tem seu próprio CNPJ e só com livro auxiliar não consegue entregar a ECD e ECF), um novo plano de contas ( e para facilitar, que este plano de contas seja semelhante ao da Ostensiva), e se possível, que a sócia ostensiva abra uma conta corrente especifica para as transações da SCP.
Feito isso, faz-se a abertura do balanço, com um valor de capital (constituído geralmente pelos valores aportados de cada sócio)
D- Caixa ou Banco (AC)
C- Capital (PL)
Se a Ostensiva abriu uma conta especifica para a SCP, é fácil, o valor direcionado a esta conta é o capital, caso não tenha uma conta especifica, deverá destinar uma valor da conta corrente da empresa para a constituição desse capital.
Não há transferência de dinheiro, apenas contábil, o saldo do extrato bancário dessa conta será a soma dos valores contidos nas contas da Ostensiva e da SCP.
Todas as transações referentes a SCP deverá ser contabilizada na SCP, não na Ostensiva, inclusive as notas fiscais e recebimentos destas, deverá ser contabilizado na SCP.
Embora os impostos sejam todos apurados pela sócia Ostensiva, a parcela dos impostos que correspondem as atividades da SCP (PIS. COFINS, ISS, ICMS, IRPJ CSLL), deverão ser contabilizados na mesma, para não distorcer o resultado, pois o lucro que será distribuído tem que levar em consideração todos os custos e despesas da operação.
Ainda em relação aos impostos, quando for pago as guias, o pagamento deve ser desmembrado e contabilizado a parte que cabe a cada empresa (Ostensiva e SCP).
Parece um pouco complicado, mas não é, apenas trabalhoso, pois tem que manter controles a parte para não se perder.
No final tudo tem que bater, ao consolidar os dois balancetes, os valores de impostos tem que bater com os valores informados nas obrigações acessórias, os saldos das contas de banco tem que bater com o extrato, e assim por diante.
Pra saber como lançar contabilizar na Sócia Ostensiva o valor de capital destinado a SCP:
D - Participação de SCP (AC)
C- Banco ou Caixa (AC)
Não esqueça que esse investimento que a Ostensiva está fazendo na SCP tem que ser avaliado mensalmente pelo método de equivalência patrimonial.
Espero que não tenha ajuda :-)