x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 10.580

contabilização SCP

Clecia Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 14:06

Boa Tarde ! Gostaria de tirar uma duvida com contabilização SCP.. Como faço a contabilização dos lucros distribuídos da SCP aos sócios participantes?  Fiz da seguinte forma no balanço da sócio ostensiva: 

D - Lucros Acumulados SCP
C- Caixa/banco 

Depois disso posso encerrar o balanço normalmente? Não vai gerar um novo lucro/prejuízo?
No caso eu lancei as despesas do sócio ostensivo e as receitas normalmente

desculpe não tenho muito conhecimento sobre contabilização desse tipo de empresa e estou um pouco perdida, se alguém puder me ajudar 

Clécia Moura dos Santos
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 16:04

Boa tarde Clecia.

Os lucros auferidos na SCP vc distribui aos participantes desta como se empresa normal fosse.

Aos sócios PF e PJ é como vc mencionou.

No caso da PJ vc faz um lançamento (na empresa) que recebeu estes dividendos.

Lembrando que a contabilidade da SCP é feita em separado da contabilidade da sócia ostensiva.

Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
http://www.prosperarecontabil.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

Clecia Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 10 junho 2020 | 14:39

Obrigado Sr. Paulo Henrique !
Outra dúvida.. 
Tenho a contabilidade da sócio ostensiva separado onde recebeu os valores das prestações de serviços e contabilizou todas as despesas.
Como devo fazer a transferência do lucro para as SCPs ? que seria os lucros apurados dividido entre os sócios participantes
Como seria esse lançamento? quais contas devo usar? estou um pouco perdida 

Clécia Moura dos Santos

Kirk Douglas Sesana

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 11 setembro 2020 | 08:31

bom dia.
uma dúvida.

Partindo do principio que tanto a SCP quanto a socia ostensiva devem enviar individualmente ECD/ECF, e a contabilização será feita separadamente em cada empresa para que seja gerado o livro diario, minha duvida é:  a SCP por não ter personalidade juridica e não ter a finalidade de gerar patrimonio, a SCP deverá anexar ao Sped ECD, balanço, DR. Notas Explicativas, DMPL.. .etc?

outra questão.... no ECD da socia ostensica... deverá ser anexado um Livro auxiliar com a movimentaçao da SCP? e deverá entregar um balanço/DR... consolidado?

desde já obrigado.

Clecia Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 3 março 2021 | 11:46

Bom dia !
Colegas estou com uma duvida sobre a contabilização de SCP... Eu devo lançar todas as despesas da SCP e da socio ostensiva  tudo na contabilidade da socio ostensiva? 

Criar um plano de contas com subcontas exemplo:
CAIXA SOCIO OSTENSIVO
CAIXA SCP 1
CAIXA SCP 2

DESPESAS SOCIO OSTENSIVO
DESPESAS SCP 1
DESPESAS SCP2

Posso dividir as despesas, impostos e encargos trabalhistas entre o socio ostensivo e as scp na contabilização? O cliente quer que faça dessa forma, mas pelo meu entendimento, a obrigação do pagamento é da socio ostensiva, logo a contabilização deve ficar apenas na parte dele, mas o cliente quer que divida na contabilização. Posso fazer esse procedimento? 

Clécia Moura dos Santos

Gilson Contador

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 19 semanas Terça-Feira | 8 fevereiro 2022 | 19:22

Luciana e Nathalia

Eu faço a contabilização da SCP totalmente a parte da contabilidade da Ostensiva, faço um novo cadastro no sistema (Ja que a SCP tem seu próprio CNPJ e só com livro auxiliar não consegue entregar a ECD e ECF), um novo plano de contas ( e para facilitar, que este plano de contas seja semelhante ao da Ostensiva), e se possível, que a sócia ostensiva abra uma conta corrente especifica para as transações da SCP.

Feito isso, faz-se a abertura do balanço, com um valor de capital (constituído geralmente pelos valores aportados de cada sócio)
D- Caixa ou Banco (AC)
C- Capital (PL)
Se a Ostensiva abriu uma conta especifica para a SCP, é fácil, o valor direcionado a esta conta é o capital, caso não tenha uma conta especifica, deverá destinar uma valor da conta corrente da empresa para a constituição desse capital.
Não há transferência de dinheiro, apenas contábil, o saldo do extrato bancário dessa conta será a soma dos valores contidos nas contas da Ostensiva e da SCP.

Todas as transações referentes a SCP deverá ser contabilizada na SCP, não na Ostensiva, inclusive as notas fiscais e recebimentos destas, deverá ser contabilizado na SCP.

Embora os impostos sejam todos apurados pela sócia Ostensiva, a parcela dos impostos que correspondem as atividades da SCP (PIS. COFINS, ISS, ICMS, IRPJ CSLL) , deverão ser contabilizados na mesma, para não distorcer o resultado, pois o lucro que será distribuído tem que levar em consideração todos os custos e despesas da operação.

Ainda em relação aos impostos, quando for pago as guias, o pagamento deve ser desmembrado e contabilizado a parte que cabe a cada empresa (Ostensiva e SCP).

Parece um pouco complicado, mas não é, apenas trabalhoso, pois tem que manter controles a parte para não se perder.

No final tudo tem que bater, ao consolidar os dois balancetes,  os valores de impostos tem que bater com os valores informados nas obrigações acessórias, os saldos das contas de banco tem que bater com o extrato, e assim por diante.

Pra saber como lançar contabilizar na Sócia Ostensiva o valor de capital destinado a SCP:
D - Participação de SCP (AC)
C- Banco ou Caixa (AC)

Não esqueça que esse investimento que a Ostensiva está fazendo na SCP tem que ser avaliado mensalmente pelo método de equivalência patrimonial.

Espero que não tenha ajuda  :-) 
 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.