x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 65

conatabilização de bens no capital social

HELENA

Helena

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 09:36

Bom dia, estou com a seguinte duvida nas descrições a seguir
1°meu cliente pessoa juridica A entra de socia na pessoa juridica B, e de capital ela entra com um bem imovel, como fica a contabilização na empresa B dessa entrada de capital? e na empresa A como faço a contabilização da baixa desse bem imovel que vai entrar la na B.

2ºdepois de integralizado esse capital entra dois socios que irao comprar dessa empresa A suas cotas de cpaital como fica a contabilização? eles ficam devendo la na empresa A ?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 15:48

Boa tarde.

Helena,

Segue uma sugestão de contabilizações:

Na empresa A faz a contabilização do investimento na empresa B contra uma conta transitória de apuração do ganho;

Na empresa A você precisa apurar se houve ganho de capital na baixa desse imovel,  você poder baixar o imobilizado e depreciação contra essa conta transitória de apuração do ganho. 

Na empresa B você contabiliza como Imobilizado ou Propriedade para investimento contra capital social.

Referente a alteração societária na empresa A, caso houver aumento de capital você procede com os lançamentos normais, (os novos sócios ficam devendo o valor da compra da participação para os antigos sócios).

abs

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
HELENA

Helena

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 7 maio 2020 | 15:07

Muito obrigada Vanderlei, esclareceu minhas duvidas, pensei nesses lançamentos mas estava com duvida se seria isso mesmo
Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.