x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 475

Equivalência Patrimonial com Aporte de Capital Futuro

Chung Liao

Chung Liao

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 6 maio 2020 | 11:57

Bom dia amigos, é uma duvida muito específica, não encontrei nada que pudesse me auxiliar.
trata-se de uma duvida que surgiu de duas empresas que faço a contabilidade.
Agradeço muitíssimo a atenção.

Empresa Alfa (presumido)
Empresa Beta (Lucro Real)

Segue o cenário:

Uma empresa Alfa tem participação 50% no capital da empresa Beta (segundo o contrato social, a empresa Alfa juntamente com outro sócio fariam os aportes de capital em até 12 meses), porém, os aportes ainda não ocorreram (mas ainda está dentro do prazo legal).
A empresa Beta fechou o ano contábil com lucro (o que teoricamente dá direito à empresa Alfa de absorver 50% dos lucros através da Distribuição de Dividendos e Equivalência Patrimonial).

O problema é:
A empresa Alfa não fez os aportes de capital ainda (caso tivesse feito, existiria uma conta no ativo de investimento "participação na empresa Beta" pela saída monetária). Mas se ainda está no prazo legal para o aporte, fico na duvida se a empresa Alfa teoricamente tem ou não direito ao lucro apurado (tanto como dividendos na empresa Beta quanto como equivalência positiva na empresa Alfa).

Na empresa Beta, como exite a conta de capital a integralizar com o nome da empresa Alfa, é possível saber que existe uma participação existente, mesmo que ainda seja uma promessa. Já na empresa Alfa não consta nada pra comprovar isso, pois não houve saída monetária de investimento.

1 - Como posso realizar a equivalência patrimonial sendo que contabilmente a empresa Alfa ainda não tem uma conta de participação no ativo com saldo, por ainda não ter feito um investimento de participação na empresa Beta?
2 - Na empresa Alfa, existe algum lançamento possível em que eu debite o ativo de investimento de participação e credite o passivo para reconhecer o direito de lucro e ao mesmo tempo a obrigação de promessa de aporte do capital futuro?
3 - Ou posso simplesmente absorver os lucros por equivalência mesmo não tendo acontecido ainda um investimento inicial?
4 - Quais seriam os lançamentos contábeis para resolver essa situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade