Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 120

Baixa Imóvel Industrial (Ativo) através venda por contrato

Waldirene Silveira

Waldirene Silveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 maio 2020 | 08:10

Olá pessoal, gostaria da ajuda dos colegas deste fórum e, demais se for possível.
Ficarei grata pela ajuda 

A empresa vendeu seu Imóvel, através de um contrato de venda que foi registrado em cartório e, o recebimento deste Imóvel foi através de depósito mensal em c/c, cujos valores mensais pagos, eram iguais ao valor do financiamento do BNDES que a empresa possuía e este valor debitado em c/c.
Nos lançamentos contábeis, o financiamento já estava lançado anteriormente no PC LP
Mensalmente, os lançamentos foram feitos para liquidação do financiamento da seguinte forma:
D: Empréstimo Financiamento SFN (PC) 
C: Conta Banco

No recebimento do Imóvel 
D: Conta Banco
C: Adiantamento de Venda Ativo Imobilizado (PC)

Por fim, este financiamento foi liquidado em nov/19 e automaticamente o recebimento também. 
A conta de Adiantamento de Venda Imobilizado, está aberto no meu passivo.
A transferência efetiva da venda deste imóvel ainda não foi realizada, pois estamos aguardando a prefeitura emitir e validar/transmitir através do E-cnpj da Empresa a averbação e demais documentos, porém, a prefeitura já emitiu o carne do IPTU 2020 diretamente para o nome do novo proprietário.

Como devo proceder com a baixa deste Ativo?
Alguém poderia me ajudar?

Estaria dentro dos padrões contábeis sem problemas legislativos ou qualquer outra forma, realizar o seguinte lançamento para baixa do PC e Ativo?

D: Adiantamento de Venda Imobilizado (PC)
C: Imóvel (Ativo Imobilizado)

Aguardo ajuda e auxílio nesta abordagem.

Grata
Waldirene

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 maio 2020 | 09:30

Waldirene,

Se você afirma que vendeu o imóvel (inclusive o fez por escritura pública) essa conta de adiantamento no passivo não deveria ter sido criada e utilizada. Vc deveria ter baixado o ativo na data da venda e apurado o eventual ganho de capital e registrado um crédito no ativo representativo dos valores a receber. Se a operação foi feita em exercícios passados a correção do erro terá de ser feita mediante uso da conta de "ajustes de exercícios anteriores". 

Waldirene Silveira

Waldirene Silveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 11 maio 2020 | 08:01

Edmar, bom dia

Obrigada pelo seu retorno.
O contrato de venda, embora tenha sido reconhecido firma em cartório, mas não houve a escritura pública e, a averbação e transferência do imóvel ainda não foi realizada.
Porém o cartório informou à prefeitura a venda deste imóvel, e este órgão já emitiu o IPTU 2020 em nome do novo proprietário.
No contrato de venda está descrito e acordado entre as partes, que os pagamentos aconteceriam mensalmente mediante os valores de iguais teores que estariam sendo debitados em c/c conforme o financiamento BNDES (antigo) à ser liquidado mensalmente com o Banco.
Neste caso, no contrato não especifica um valor de venda real, e sim um total aproximado mediante os valores mensais deste financiamento com o BNDES, porisso, que houve a necessidade do lançamento em Adiantamento de Venda no passivo.
Portanto, neste momento que finalizou o contrato com o BNDES, automaticamente o recebimento da venda deste imóvel, também finalizou e, é neste momento que estou confusa para dar baixa no imóvel e, tanto na baixa deste adiantamento no passivo.
Grata
Waldirene
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.