x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.383

Contabilização e Conciliação Bancária

Eduardo do Vale

Eduardo do Vale

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 12:03

Uma empresa tem saldo em seu banco em 1º de dez de 2019 de R$1.000,00. Em 15/12/2019 emitiu um cheque e entregou ao fornecedor (para pagar seu fornecedor) no valor de R$500,00 (vamos chamar este cheque de nº 01), entretanto esse cheque só foi compensado em 05/02/2020. Entre essas data não houve nenhuma operação bancária.

O correto é lançar o cheque no banco ou em uma conta de cheques a compensar?
D - Fornecedor
C - Banco
Ou
D - Fornecedor
C - Cheques a Compensar (Redutora de Ativo ou Passivo Circ ?)

Ou estaria errado debitar a conta fornecedor, já que o dinheiro ainda não foi repassado ao mesmo ?

Se eu lançar esse cheque no banco, fecharei o balanço com saldo do meu banco em R$500,00, mesmo o extrato bancário mostrando que tenho R$1.000,00 de saldo em 31/12 ?

Agradeço a ajuda e atenção de todos.

Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 12:36

Eduardo, 

D: Fornecedor
C: cheques a compensar (pc)

Após  a compensacao
D: cheques a compensar (PC)
C: bancos

Carlos Alberto
Contador 
MBA - Controladoria Estratégica-FECAP
Eduardo do Vale

Eduardo do Vale

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 20:11

Carlos Alberto, 
Muito obrigado por sua ajuda.

Eu também entendo da mesma forma, e sempre fiz dessa forma.

Entretanto um sócio lá do escritório reclamou falando que isso não era conciliação bancária, e ao pesquisar sobre encontrei bastante opiniões dos dois lados.

Agradeço sua atenção

Grande abraço.

Marcelo Tanz

Marcelo Tanz

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 13 maio 2020 | 12:18

Bom dia!
A Empresa já possui escrita contábil e balanço, porém o proprietário decidiu apresentar os extratos bancários deste ano em diante, omitindo movimentações pessoais nos anos anteriores e assinou termo de responsabilidade.
Mas como procedo para abrir o saldo destas contas novas no meu plano de contas?  

Obrigado

Marcelo Tanz

Marcelo Tanz

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 13 maio 2020 | 12:30

Eduardo

A empresa forneceu extratos bancários em 2020, e não concordam em entregar os extratos dos anos anteriores, diante desta postura, optaram por assinar termo de responsabilidade.
Mas qual procedimento correto para abertura de saldo destas contas, uma vez que a empresa já teve seu balanço de abertura realizado em 2018?

Att.

Eduardo do Vale

Eduardo do Vale

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 13 maio 2020 | 12:37

A meu ver,

Abriria o saldo das contas bancárias com o saldo inicial do extrato de janeiro. 
Entretanto há contas que não tem como determinar o saldo, como por exemplo a conta de Lucros/Prejuízos.  E isso pode afetar questões tributárias dependendo do regime em que essa empresa estiver.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.