x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.317

ECD/ECF - mapeamento de "transferência p/estoque”

Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 14 maio 2020 | 11:58

Bom dia amigos!
 
pergunta:
 
qual a conta referencial do plano de contas da receita federal para empresa de lucro presumido de “transferência p/estoque”?
 
(-) transferência p/estoque - ativo circulante obra em andamento - conta 
transitória usada para zerar as contas da obra e transferida para 
estoque imóveis concluído p/venda ativo circulante-estoque

Att,

Lunardo Fagundes 
Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 14 maio 2020 | 12:09


Lunardo,

Contas transitórias e de compensações Ativas  / Passivas não tem conta referencial

O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um mapeamento (DE-PARA) entre as contas analíticas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas do plano de contas da pessoa jurídica e um plano de contas padronizado O plano de contas referencial não tem contas de compensação e nem as transitórias (como a de encerramento do resultado). Assim, não informe o registro I051 para elas. Preferencialmente, no campo natureza da conta do registro I050, informe o código 09 (outras) para as contas transitórias. Caso a pessoa jurídica utilize subcontas auxiliares conforme previsão dos art. 295, 296, 298 e 299 da Instrução Normativa RFB nº 1.700/2017, as subcontas auxiliares devem ser mapeadas para a conta referencial “pai” da respectiva subconta. Desde a versão 3.X e alterações posteriores do PGE da ECD, não há mais o plano de contas referencial. (Manual de Orientação do Leiaute da ECD, pág. 86, aprovado pelo Ato Declaratório Executivo Cofis n° 27/2018)

Carlos Alberto
Contador 
MBA - Controladoria Estratégica-FECAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.