Celso
Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)Prezados, bom dia!!
Tenho uma ME, Lucro presumido, que prestava serviços médicos até 2019 apenas para 01 empresa ( 01 NF por mês) ; só que em outubro do ano passado passei a não emitir NF pois não prestei mais serviços. Estou com um contador até o momento e agora pretendo dar baixa na empresa. Não tenho sócios nem funcionários.
Fiz consulta na prefeitura, RF e demais orgãos e consta apenas pendência de TEF na prefeitura referente aos anos de 2015 pra cá ( o contador não me passou essa pendência).
Diante da regularidade acima ( exceto pela prefeitura), estava pensando em baixar esta empresa por conta própria, visto que tenho bastante tempo pra isso e pretendo ecnomizar.
As dúvidas são:
1. Consigo baixar uma ME por conta própria ? Sei que recomendam um contador, mas quero dizer se consigo baixar a empresa sem a obrigatoriedade de um ( tenho certificado digital)
2 .Em relação ao TEF, é possível baixar a empresa com os atrasos no TEF e depois pagar o imposto devido?
3. Sei que posso pagar o TEF apenas de quando a empresa estava ativa. Será que posso deixar caducar o imposto ( depois de 5 anos) e ficar livre dele?
4. O que sugerem em relação ao contador que não informou a necessidade de pagamento da TEF e , portanto, estou com multa?
Agradeço desde já!
abraços!