x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.029

CONTABILIZAÇÃO DE DESPESAS BANCÁRIAS QUE SÃO COBRADAS DO CLIENTE

Thiago Pauli

Thiago Pauli

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 11:30

Bom dia!

Estou com a seguinte dúvida:

Como contabilizar um valor de outros acréscimos referente ao valor de tarifas bancárias, cobrado pelo banco e repassado para o cliente no seu boleto?

Ex:
Nota Fiscal R$ 100,00
Valor do Boleto R$ 100,00 + 2,50 (outros acréscimos) = 102,50

Vale ressaltar que o valor de outros acréscimos não é uma receita, pois esse valor refere-se ao valor da tarifa bancária que o banco cobra na emissão do boleto. Meu cliente repassa esse valor da despesa bancária para o cliente.
Entendo que seria como um reembolso, pois a tarifa bancária é contabilizada como:

D- Despesas bancarias
C- Banco.

Fica a dúvida no lançamento desse recebimento, lembrando que no contrato entre as partes, o cliente se submete a pagar essa tarifa inclusa no boleto

Grato,

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 16:41

Thiago, 

O indicado seria obter um relatório junto ao banco (caso o extrato não demonstre isso claramente) demonstrando os valores de tarifas bancárias debitados da conta do seu cliente mas que são decorrentes de boletos.

De posse dessas informações, contabilize tais valores em Ativo Circulante, em uma conta de Despesas Reembolsáveis. Ao recebê-las, credite esta partida.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Thiago Pauli

Thiago Pauli

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 17:58

O que não fica claro pra mim, é que na verdade ao meu entender essa cobrança não é legal, pois é uma despesa de boleto que está no extrato e é cobrado do cliente no boleto de pagamento,

Apenas o demonstrativo no extrato dessa tarifa, seria um "comprovante" para esta "despesa" do cliente ? Já que ele aceitou pagar esse valor agregado ao valor do boleto ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade