x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 621

Lucros e Reserva Estatutária

Roberto Baroli

Roberto Baroli

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 11:19

A empresa é do Lucro Presumido e no Balanço final ha uma reserva estatutária em valor acima de R$ 350.000,00, de exercícios anteriores.
Neste ano, foram calculados lucros de mais de R$ 250.000,00, que foram transferidos.
Perguntas: 1 -  qual a destinação da Reserva estatutária? É pertinente deixar esse valor pendurado?
2 - Os lucros transferidos já tiveram todo o imposto pago. É pertinente deixa-lo acumulado?
Complementando as informações, como a empresa é de LP, os impostos são pagos mensalmente (Pis e Cofins) e trimestralmente (Irpj e Csll)
Portanto, o lucro ao final do período, como deve ser tratado, uma vez que já foi recebido durante o ano, e e não se pode transferi-lo para banco, pois não há saldo para pagar o mesmo. 
Mensalmente há alguma apropriação a ser efetuada? 
Grato

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 11:51

Bom dia.

Roberto,

 1 -  qual a destinação da Reserva estatutária? É pertinente deixar esse valor pendurado?
Você previsa analisar o contrato social da empresa a fim de identificar se consta essa destinação no final do exercício para a reserva estatutária. Nessa cláusula provavelmente deve ter as informações para a destinação dessa reserva.
Se não houver essa cláusula no contrato social, é necessário alinhar com os sócios da empresa qual será a destinação dessa reserva. (Exemplo.: Converter em aumento do capital social, aquisição de imobilizado ou investimentos)

2 - Os lucros transferidos já tiveram todo o imposto pago. É pertinente deixa-lo acumulado?
Se houver dinheiro no caixa da empresa e os sócios concordarem, o lucro acumulado poderá ser retirado pelos sócios por meio de distribuição de lucros.

atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.