x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 79

IRPJ e CSLL Receitas de Alguel de imóvel próprio

Clayton Silva

Clayton Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 09:32

Bom dia a todos. Tenho uma empresa que tem receitas de aluguel de seus imóveis. O objeto social dela é específico para aluguéis e iremos tributar o IRPJ e CSLL pelas alíquotas definidas na legislação (32% e 12% IRPJ e CSLL) normalmente.
Entretanto, gostaria da opinião de vocês sobre a possibilidade de tributação dela pelo regime de caixa ou competência, e se isso é uma regra tributária ou contábil. Entendo que deva fazer todos os lançamentos pelo regime de competência, entretanto, vou gerar impostos sobre valores que não recebi.
Então, quais os impactos de gerar essa tributação pelo regime de caixa? A contabilidade pode seguir a competência e pagar os impostos pelo regime de caixa? Se fizer essa tributação pelo caixa então toda a contabilidade deve ser feita também pelo regime de caixa?
Desde já grato

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 14:01

Geralmente, empresas do ramo imobiliário usa o Regime de Caixa justamente por suas receitas serem através de contratos e distratos.
O pagamento dos impostos sim, serão por competência, mas a contabilidade será pelo Caixa, vc pode mudar o regime no início do ano na DCTF, este ano não dá mais.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.