x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 131

Lucro Presumido na Contabilidade

Neusa Bicev Baroli

Neusa Bicev Baroli

Iniciante DIVISÃO 3, Pedagogo(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 11:03

Tenho uma empresa do LP e meu patriomonio liquido está muito alto. Lá tenho apenas o 
valor dos lucros de anos anteriores.
Como devo fazer para encerrar essa conta, uma vez que retiro mensalmente os valores 
da empresa, portanto acredito que não deveria existir esse valor?
Além disso o lucro apurado é sempre menor do que calculei durante o ano.
Não sou da contabilidade, mas preciso dessas informações. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 11:32

Bom Dia Neusa !
A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira, qual conta está alta? Seria Reserva de Lucros?
a) Capital Social
b) Reservas de Capital
c) Ajustes de Avaliação Patrimonial
d) Reservas de Lucros
e) Ações em Tesouraria
f) Prejuízos Acumulados.
No fechamento do Balanço, a conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” não deve apresentar saldo positivo. Eventual saldo positivo remanescente nesta conta deve ser destinado para “Reserva de Lucros”, nos termos da Lei nº 6.404/1976 , arts. 194 a 197, ou distribuído como dividendo (Instrução CVM nº 469/2008 , art. 5º ).
Neusa, é preciso fazer um lançamento como DIVIDENDOS, veja:
D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
C – Dividendos Propostos (Passivo Circulante)  

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Neusa Bicev Baroli

Neusa Bicev Baroli

Iniciante DIVISÃO 3, Pedagogo(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 13:35

Telma, grata pela sua atenção, mas não há dividendos ou lucros pois durante os anos, tudo foi retirado.
Mesmo assim esse lançamento deve ser efetuado? Ficará pendente ad eternum?

Grato

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 15:19

Realmente se não há lucros, deixa como está, a lei diz exatamente isso:
No fechamento do Balanço, a conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” não deve apresentar saldo positivo. 

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Neusa Bicev Baroli

Neusa Bicev Baroli

Iniciante DIVISÃO 3, Pedagogo(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 16:33

Desculpa, como não sou contadora, não entendi.
Após a contabilização do livro caixa, gerou um lucro que é menor do que o que paguei impostos.
A conta de lucros está com saldo credor (positivo) acumulado que a meu ver não deveria ter.
Como encerro essa conta? 
Pergunto porque o patrimônio está muito alto, para um capital social de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Desculpe novamente pela ignorância.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 30 maio 2020 | 11:33

Bom dia Neusa!
01 - Você citou: "Desculpa, como não sou contadora, não entendi";
        1.1 - É extramamente louvável sua atitude em acompanhar sua empresa;
                1.1.1. - Continue assim e procure fazer cursos on line, palestras, seminários, mesas redondas e tudo mais na área Contábil para que você possa compreender os Termos Técnicos;
02 - Procure um profissional com registro no Conselho Regional de Contabilidade para lhe assessorar e tornar compreensível para você nossos Termos Técnicos;

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 junho 2020 | 09:45

Olá Neusa,

Vc vai zerar a conta com um lançamento contábil, esse:
D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
C – Dividendos Propostos (Passivo Circulante)  
Mas olha, te dar conselhos sem analisar o balanço é complicado, se quiser minha ajuda remunerada, me chame no privado.

Um abraço

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.