x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.002

Transferência em conta corrente entre matriz e filial

Mariana Esteves da Silva

Mariana Esteves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 21:20

Prezados, tenho pouca experiência e gostaria de uma orientação de como proceder no seguinte caso. Fiz diversos lançamentos com transferências de valores entre as contas correntes da matriz e da filial e vice-versa. Eu utilizo o sistema Contábil da Sage e os lançamentos foram realizados tanto na matriz como na filial, mas em uma debitando e na outra creditando. Ao gerar o balanço consolidado os valores não zeraram como imaginei e na verdade o saldo final entre as contas aparece creditando em uma e debitando na outra. Alguém poderia me ajudar como proceder pois devido a isso o valor que consta no balanço não traduz a realidade - em uma essa diferença está somando o saldo real da conta (D) mas na outra que deveria estar zerada com a diferença está gerando um valor a crédito (C), o que não pode permanecer de forma alguma conforme me orientaram. Já olhei todas as configurações do sistema mas não me parece ser o caso. Não sei se uma alternativa seria lançar esses valores somente em uma das empresas e não em ambas (matriz e filial) já que depois eles serão transportados para uma empresa consolidada. Já agradeço antecipadamente. 

Saulo Vitor

Saulo Vitor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 30 maio 2020 | 07:40


Olá, Mariana!

Dá um exemplo de um lançamento feito na matriz e um lançamento feito na filial com essas transações pra facilitar a compreensão, por favor.

Mariana Esteves da Silva

Mariana Esteves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sábado | 30 maio 2020 | 08:58

Oi Saulo, bom dia!
Os lançamentos eu fiz como constava nos extratos bancários de cada conta matriz e filial, diretamente de um banco para outro. Então se o valor saiu do banco da filial para a matriz, ao lançar o extrato da conta matriz o lançamento foi: 
D-  Banco matriz
C- Banco filial
Na conta da filial ao lançar esse mesmo evento o lançamento é o mesmo:
D-  Banco matriz
C- Banco filial
Assim o saldo final individual da cada conta sempre bateu certinho.  No sistema foram criadas duas empresas e assim eu lancei a movimentação da conta da matriz na empresa matriz e a movimentação da conta da filial na empresa filial como constava no extrato bancário. No razão de cada conta (matriz e filial) os valores das transferências aparecerem de forma invertida. Ao fazer a consolidação dos dados em uma terceira empresa como exige o sistema o saldo final dessas transferências aparece em uma creditando e na outra debitando e não zeraram entre si. Não sei se seria correto lançar essas transferências em somente uma das empresas. Ao tirar o balanço da empresa que não constarem as transferências não vai bater, mas após a consolidação acredito que sim, mas não sei se posso fazer assim.  
Desde já agradeço.

Saulo Vitor

Saulo Vitor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 30 maio 2020 | 10:28

Bom dia, Mariana!

Da forma que estão, os lançamentos irão, na verdade, duplicar o valor na hora da consolidação. Por exemplo:

Lançamento na Matriz
Transferência Matriz >> Filial 
D - Banco Filial - 100,00
C - Banco Matriz - 100,00

Lançamento na Filial
Transferência Matriz >> Filial
D - Banco Filial - 100,00
C  - Banco Matriz - 100,00

No final as duas vão ficar com saldo de 200,00 (matriz no crédito e filial no débito), mas a transação foi de cem reais.

Então a consolidação vai juntar exatamente como está lançado e causar essa distorção, já que, do ponto de vista de cada empresa, os lançamentos, na verdade, não são opostos e, portanto, não se anulam, pois são feitos de maneira igual pras duas. Debitando e creditando da mesma forma.

Por outro lado, também não me parece fazer sentido que se faça lançamentos que se anulem, nesse caso. Senão o saldo das contas também não irá bater com o extrato do banco, justamente porquê os lançamentos juntos produzem um saldo zero. Ou seja, nenhuma movimentação da conta, seja para débito ou para crédito.

Sendo assim, temos duas alternativas: Ou você cria uma terceira conta para servir de contrapartida, evitando, assim, que haja duplicação ou anulação dos valores. Aí, essa conta, sim, teria saldo zero; Ou (que me parece mais viável) que faça os lançamentos dessas operações apenas em uma das empresas, como você mesma bem disse. Então, quando a consolidação for feita, os saldos vão bater com a realidade das duas. E qualquer ilusão de déficit que a falta de algum lançamento possa provocar individualmente no decorrer do período vai ser sanado na ocasião da mesma consolidação.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 1 junho 2020 | 17:36

Boa tarde a todos!

Mariana Esteves da Silva, os lançamentos de transferências entre matriz e filiais precisam ter contas correntes no ativo e passivo para receber estes lançamentos, e devem ser feitos na matriz e filial, veja abaixo o exemplo:

PLANO DE CONTAS [FILIAL 1]
Crédito : Banco conta Movimento (AC)
Débito : Conta Corrente Matriz (Conta Credora Passivo não Circulante)

PLANO DE CONTAS [MATRIZ]
Crédito : Conta Corrente Filial 1 (Conta Devedora Ativo não Circulante)
Débito : Banco conta Movimento (AC) 

Desta forma no Balanço consolidado não haverá duplicações de saldos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.