x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 89

contabilização de icms em empresa de telefonia

Jesiel dos Santos Lima

Jesiel dos Santos Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 junho 2020 | 21:20

Boa noite pessoal.
Minhas dúvidas:  a) uma empresa de telefonia com sede em São Paulo, presta serviços no estado de Roraima, pergunto:
a) Ela tem que abrir um\ filial neste estado, para recolher o ICMS, correto?
b) Na contabilidade, deve ser lançada somente a receita do serviço, que será tributada o ICMS desta receita pelo SEFAZ de São Paulo?
    Agradeço a vcs que puderem compartilhar comigo. Meu email é @Oculto

       Muito obrigado

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 12:05

Jesiel, 
A filial de Roraima terá que apurar e recolher o ICMS de acordo com as regras de lá sobre as operações lá realizadas. É necessário consultar a legislação de Roraima para saber se é necessário ter um estabelecimento filial naquele Estado. Na sua contabilidade entra o movimento de receitas, custos e despesas de São Paulo e Roraima. 

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 16:26

Boa tarde Josiel, bom o ideal no caso de uma empresa telefônica com sede em outro estado é abrir uma filial, até para facilitar o contato dos consumidores, mas isso depende da legislação do estado em questão. Bom na parte do lançamento o ICMS incide sobre a circulação de mercadorias ou prestação de serviços, por isso deve ser lançada a receita.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.