Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 192

venda de carros novos , com parte de pagamento em dinheiro e outra parte com bem(carro usado)

MARIA IVONE SANTOS

Maria Ivone Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 13 junho 2020 | 19:09

Prezados senhores, boa tarde,

estou iniciando uma consultoria contabil para uma empresa revendedora de carros novos e usados, e me deparei com uma situação que sinceramente, vou precisar da ajude dos nobres colegas, sendo que esta é a primeira empresa que presto serviços desse porte. A empresa é de lucro real.

1- ouve uma venda de 145.000,00 de uma carro novo. nessa venda, foi recebido em dinheiro 105.000,00 e o restante atraves de uma carro usado no valor de 45.000,00. tenho que fazer um documento de DAÇÃO desse carro para entrar na empresa? como contabilizar essa venda, e quais as contas criar?

2-e para completar, esse carro usado é financiado, e a empresa vai se responsabilizar em pagar as parcelas restantes do financiamento. como fazer na contabilidade essa parcelas? considerar como esse contas a pagar na empresa?
agradeço demais ajuda dos senhores.


Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 13 junho 2020 | 21:33

Boa noite Maria, bom Dação é um acordo entre credor e devedor, onde o credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida. Acredito no no teu caso informado tem a necessidade de fazer o acordo de Dação. Bom para contabilizar. quando o devedor quita sua divida, ele deve debitar um conta de obrigação, no passivo circulante, e a contrapartida é um bem ou um direito no ativo. No caso do parcelamento do veículo depois de assumir a divida escrituração da divida para o novo assumi dor dela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.