x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 205

Depreciação Veiculo Usado

YAN

Yan

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 09:40

Bom dia, eu tenho uma duvida quanto a depreciação de veículos comprados usados.
Tenho uma compra de um veículo ano 2017 comprado em 26/03/2019. ( Compra de uma pessoa fisica, porém não sei a data que ela adquiriu o veiculo) 
Pelo pesquisei, se deve depreciar pela taxa do maior dos seguintes casos:

1. Metade do prazo de vida útil admissível para o bem adquirido novo;

2. Restante da vida útil do bem, considerada esta em relação á
primeira instalação para utilização.

Porém não estou conseguindo saber qual taxa e como realizar esse lançamento.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 15:13

Yan,
Esse critério ao qual você fez menção é a regra fiscal, que é aplicável como limitador da dedução para as empresas do lucro real. Do ponto de vista contábil, a taxa será fixada com base na vida útil estimada; quem faz a estimativa é entidade com base no tempo que ela espera utilizar o bem. Veja o que diz o item 50 do Pronunciamento Técnico CPC 27: 

50.  O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada. 

Portanto, para fins contábeis não importa saber quando o bem foi adquirido por outros proprietários: importa saber qual o período de tempo que entidade espera utilizar o bem. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.