x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 109

IRPF - Separados Judicialmente configuram como Conjuge ou companheiro na Declaração? E viúvos?

Leandro Damasceno

Leandro Damasceno

Iniciante DIVISÃO 1 , Programador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 16 junho 2020 | 10:14

Bom dia!
Meus pais eram separados judicialmente, mas não chegaram a se divorciar.
Meu pai faleceu sem deixar bens, ele era isento de declarar o Imposto de Renda. Minha mãe sempre precisou declarar o Imposto de Renda por possuir
uma casa que ela comprou antes mesmo de casar.
Na declaração, desde que eles se separaram, foi declarado que ela não possuía cônjuge (não sei se isso foi feito corretamente ou erramos nesta
questão de conceito) . Porém, após a morte do meu pai, descobrimos que como eles não se divorciaram, o estado civil da minha mãe passou a ser
viúva.  Daí surgiu a dúvida se em todos esses anos se na declaração dela não deveria informado que possuía cônjuge. No caso da minha mãe, agora como viúva,  é necessário que ela passe a declar que possui cônjuge, ou no caso dela e do meu pai (separados judicialmente) não configura como cônjuges?
Agradeço desde já,
Leandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade