x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 88

CARLOS EDUARDO ZACHARIAS

Carlos Eduardo Zacharias

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 13:39

boa  tarde,
 preciso de uma informação, fiz uma compra em um  depósito de material com um valor meio alto
quando solicitei a nota fiscal pedi para fosse tirada com o cnpj do proprio deposito fui informado 
que não poderia .
por favor isso seria possível pois ajudaria a parte fiscal do deposito.
pode ser imitida ou não cnpj do depósito

Diogo Fernando de Lima

Diogo Fernando de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 13:55

Boa tarde Carlos,

Primeiramente, cabe esclarecer que a LEI No8.846, DE 21 DE JANEIRO DE 1994 é a que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários, e dá outras providências, pelo que vejamos o que expõe o art. 1 da mesma Lei, de, que a Nota Fiscal é apenas obrigatória no momento da efetiva operação:
Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

Nessa linha de raciocínio, deve-se atentar que a não entrega de Nota Fiscal é crime contra a Ordem Tributária: o artigo V, da Lei nº 8.137, de 27.12.90, que "Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências", define como o não fornecimento de nota fiscal como crime contra a ordem tributária, punido com reclusão de 2 a 5 anos E multa.

Você como consumidor deve sempre solicitar ao estabelecimento comercial a entrega de nota fiscal.

Além disso, você pode encaminhar uma denúncia ao DECON (Departamento de Economia Popular) e ao "Disque Sonegação", para que sejam tomadas as providências penais e administrativas adequadas.

Igualmente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, são direitos básicos dos consumidores que devem ser pleiteados:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Contudo, observo que deve verificar os porquês da situação. Ele não quer emitir? Ele quer emitir com outro CNPJ? porque? O Outro CNPJ é no mesmo endereço? 

Tenha bom senso, e sucesso nesse assunto!

Diogo Lima -
Analista Fiscal
(19)9.9371-2172

Diogo Lima
Contador Consultor
(19) 9.8946-5600

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade