x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.151

LANÇAMENTO CONTABIL DE DESCONTO INDEVIDO EM FOLHA PGTO

MARINEZ FERRAZ

Marinez Ferraz

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 13:59

Boa tarde
Estou com uma duvida:
Na folha de 04/20 foi descontado a maior contrib assistencial de um funcionario e ressarcimos o funcionario na folha de pgto de 05/20, tenho saldo credor da difer na c/contabil contrib assist a recolher e a contabilzação da folha de 05/20 esta fechada, mas nao estou entendedno como vou lançar esse saldo remanesc da contrib assistencial, seria em credito de salarios apagar, mas a folha ja trouxe o vlr e fechou     certinho o salarios apagar.
Sinceramente nao estou conseguindo fazer o lançto correto, alguem poderia me dar uma dica por favor?

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 junho 2020 | 15:38

Olá Marinez, boa tarde
Tudo certo?

Vamos lá

Em 04/20 foi descontado a Contribuição, gerando-se o lançamento
D - Salários a pagar
C - Contribuição Assistencial a pagar
R$: Valor total descontado

Em 05/20 quando houver o  ressarcimento do valor deve haver o lançamento
D - Contribuição Assistencial a pagar
C - Salários a pagar
R$: Valor devolvido ao funcionário

Na conta de contribuição assistencial deve ficar o valor que a empresa vai pagar desconsiderando o que foi descontado a maior.

Se esse lançamento de ressarcimento estiver vindo como provento da folha pode ser que o sistema esteja contabilizando como ''salários a pagar'', junto com os demais proventos, nesse caso você vai diminuir o valor da provisão de salários a pagar e vai fazer o segundo lançamento que eu descrevi, a conta de salários vai fechar e a de contribuição vai ficar com o líquido a pagar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade