x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 371

Inscrição Estadual

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 16:23

Tenho uma empresa com a situação da inscrição estadual baixada, quero incluir nela uma atividade que necessita de inscrição estadual, eu incluindo esta atividade a inscrição estadual é ativada automaticamente ou tenho que fazer algum processo?

Caso eu não quisesse incluir esta atividade, mas somente ativar a inscrição estadual, qual o procedimento?  

Obrigado

Juliano Calixto

Juliano Calixto

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Tributário
há 3 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 16:37

Gabriel, boa tarde, tudo bem?

Primeiramente deve-se verificar o motivo da Baixa da Inscrição Estadual, se foi por ausência de atividades que obrigam a ter inscrição, ou se foi por falta de Inatividade Presumida, que significa que não tinha contador para entregar as declarações contábeis/fiscais obrigatórias que evitariam a baixa/inaptidão da mesma. Recomendo apenas verificar o motivo, porque se for por falta de contador, pode acontecer novamente com a Inscrição Estadual e ultimamente até com o CNPJ.

Com a inscrição estadual baixada nada é possível fazer, deve-se apenas solicitar uma nova via processo digital na SEFAZ com os dados de acordo com o último contrato social registrado antes dela ser baixada.

Para incluir nova atividade será necessário realizar uma alteração contratual, na qual serão alterados os dados no Contrato Social, Receita Federal (CNPJ), Prefeitura (Inscrição Municipal), Estado (Inscrição Estadual), e demais órgãos onde a empresa tiver registro.

Entre em contato com seu contador, ou se não tiver, deve buscar o contato com algum, que te enviará o orçamento para que esse processo seja feito de forma correta.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida permaneço à disposição.

Juliano Calixto
Calixto Tax & Business Consulting
Especialista em Abertura, Encerramento e Regularização de Empresas e de Pessoa Física, Consultoria tributária, parcelamentos tributários convencionais e especiais, diligências até órgãos para regularização de pendências e fiscalizações.
(11) 97105-3137
E-mail: [email protected]
*Contato meramente profissional, e-mails ou mensagens com "duvidas" ou pedidos de "ajuda" serão ignorados, para duvidas utilize o fórum, irei respondendo na medida que meu tempo livre permitir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.