x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 403

VENDA DE VEICULO ATIVO IMOBILIZADO TENDO COMO RECEBIMENTO UMA CARTA DE CONSORCIO E OUTRO VEICULO

THAYRINE MACIEL JANHAKI MOTA

Thayrine Maciel Janhaki Mota

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 19:24

Boa Noite colegas;

Poderiam me ajudar a solucionar essa minha dúvida?

Um cliente possui um veiculo adquirido em anos anteriores, o mesmo encontra-se contabilizado com as depreciações tudo certinho. O cliente está vendendo esse veículo, mas a forma de pagamento que ele vai receber está me deixando em dúvida na forma de proceder e contabilizar essa ação.

Ele vai vender o mesmo e receber uma parte com outro veiculo (na qual ele vai revender depois) e a outra parte vai receber como uma carta de consórcio (a empresa do consórcio ja pediu os dados da empresa para que fizesse os tramites para colocar o mesmo no nome da empresa do meu cliente) .

PRIMEIRO: Oriento ele a emitir NF com CFOP 5551 ou 6551 ? Em nome da empresa do consórcio ou em nome da pessoa para qual ele esteja vendendo o veículo? Seria correto se fosse o caso ele emitir duas notas??? E o recibo de transferência do bem?

SEGUNDO: Como seria o lançamento contábil desse procedimento?? Seria assim?
D: Veiculos (o bem que ele adquiriu como forma de pagamento do seu outro veiculo)
D: Consorcio
C: Veiculos (o bem que ele esta vendendo)


Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.