x
2020-06-26T18:41:43-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 187

Dúvida Nota Fiscal IRPF

há 16 semanas Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 18:41

Boa Noite, tenho uma dúvida na declaração da nota fiscal no meu imposto de renda. O laboratório DELBONI emitiu uma nota fiscal de 2019 no cpf do meu filho de 6 anos de um exame que ele fez. Posso declarar essa nota normal em meu imposto de renda e informar que é uma despesa realizada com meu dependente mesmo essa nota não estando no meu CPF ? 
Outra dúvida do mesmo assunto, tenho outras notas de terapia dele que esta com meu CPF, porem na nota fiscal vem descriminado uma ref de terapias para o meu filho. Estou declarando essas despesas e informando o nome dele na opçao "Despesa realiza com", esta correto isso? 

Agradeço a ajuda
Att
Cristian

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 20:15

Fernando preciso sim, na verdade estou de mão atada sem saber quais providência tomar. Gostaria de uma orientação ou até uma indicação profissional caso seja necessária. Meu segundo ano consecutivo que estou caindo em malha tendo que apresentar as notas fiscais. Ano passado mesma coisa, levei as notas em janeiro por vontade própria, pois os lançamentos estão corretos e até o momento nada da receita me retornar. Esse ano mesma coisa, malha fina sendo necessária apresentar as notas. Ontem perguntei sobre as notas pois estava na dúvida se esse era o problema na minha declaração. Não sei o que fazer, tenho um filho especial autista de 6 anos e tenho um gasto elevado por ano com terapias. Tenho todo o controle das notas, inclusive pego sempre relatório com as clínicas do que foi gasto no ano pra não haver problemas de valores. As notas das terapias são em meu CPF ou da minha esposa que está como minha dependente, mas sempre lanço como despesa com com meu filho, afinal sai gastos com ele. Nessa brincadeira são quase 12 mil reais retido que o governo me deve pra restituir, um dinheiro que está fazendo falta, ainda mais agora com essa crise que vivemos. Muito ruim não ter o que fazer. Esperar até 02 de janeiro pra apresentar as notas e ainda não saber quando será resolvido e pelo visto todo ano será a mesma coisa. Preciso saber o que tenho que fazer, procurar um advogado especialista. Pode me auxiliar, sou de SP. Agradeço ajuda, obrigado 


há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 20:25

Boa noite ! Sua esposa e filho estão constando na sua declaração como dependentes ?

Você deve realizar a declaração conforme consta nas notas fiscais, se em determinada nota consta o seu CPF, lance a despesa como titular, se estiver no CPF do seu filho, informe como dependente.

Outro ponto, se sua esposa estiver como sua dependente na sua declaração, você deve informar todos os rendimentos da mesma na sua declaração.

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 21:09

Boa noite Willian, sim minha esposa e meu filho estão como dependentes na minha declaração. Minha esposa não tem rendimento, ela não trabalha faz 5 anos, desde que meu filho foi diagnosticado com autismo. Porem a terapia dele com psicologa as notas estão no CPF dela.
As notas fiscais de TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGA esta o meu CPF e discriminado as sessões para meu filho
As notas fiscais de TERAPIA com psicologa esta no CPF da minha esposa, e discriminado as sessões para meu filho.
Mas eu que pago tudo!

Todas essas notas fiscais eu lanço e informa "despesa realizada com" e informe meu filho autista, pois as notas estão informando que terapias gastas com ele.

Estou lançando errado dessa forma então?

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 22:14

Sim, mesmo os tratamentos sendo objetivados para ele, estão no CPF da sua esposa no caso. É como se ela fosse a beneficiária.

Peça aos emissores para emitirem as notas sempre no CPF do seu filho e as que já foram emitidas, utilize como base o CPF do beneficiário.

Acredito que não terá mais problemas, ao menos com base nas informações que estão sendo expostas.

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 22:42

Ok vou retifica-la, uma outra dúvida, a restituição do ano passado que caiu na malha possivelmente é o mesmo problema, porem eu entreguei todas as notas na receita para comprovar que as notas estavam corretas. Hoje pelo e-cac esta com status "Em analise por antecipação de atendimento", passou para esse status depois que eu entreguei as notas. Nesse caso, posso retificar ela novamente e corrigir esses pontos? Olhando aqui esta na mesma situação, acabei colocando meu filho em nota com meu CPF e da minha esposa?

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 22:52

Ok Willian, agradeço os esclarecimento e ajuda, retifiquei a desse ano, vou aguardar o processamento. Dando certo ou não aviso, para ciência de todos do forum, assim ajudamos outra pessoa que esteja na mesma situação.

Obrigado mais uma vez

Att
Cristian

há 16 semanas Sábado | 27 junho 2020 | 22:58

Agradeço antecipadamente seu compromisso em retornar com um parecer!

Justamente para que outros na mesma situação possam saber como proceder !

À disposição !

Willian Santos

há 16 semanas Domingo | 28 junho 2020 | 10:46

Bom dia Willian, Fernando.
Estou retornando para informar que não deu certo, voltou com a mesma pendência informando a necessidade de apresentar as notas. Sinceramente esperar até janeiro pra entregar e aguardar a boa vontade da receita em analisar é bem difícil e injusto. De qualquer forma agradeço ajuda de vcs.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.