x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 3.545

LIVROS CONTABEIS - EMPRESA SIMPLES NACIONAL

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 26 junho 2020 | 19:06

olá,

para uma do SN que tenha contabilidade completa e  não entrega a ECD, tem que imprimir o diário de contabilidade, encadernar e registrar, certo?

com relação ao livro razão a empresa é obrigada a imprimir e encadernar OU pode gerar as informações em PDF e guardar em um pen drive?

na legislação tem, existe a obrigatoriedade de encadernar o livro razão em "papel"?

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 27 junho 2020 | 00:22

Fernando, obrigado pelo retorno,

ok, mas uma empresa do simples nacional que possui contabilidade completa tem que gerar o livro diário e encadernar e registrar, certo?
mas na legislação diz que fora outros livros, que o "livro razão" a empresa precisa ter, então quero saber se posso gerar o livro razão por processamento eletrônico em formato PDF e não imprimir e sim gravar em uma mídia (cd, disquete, pendrive, nas nuvens, etc) ?

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 27 junho 2020 | 12:29

Boa tarde Edson, bom nos estamos passando por uma transição dentro da contabilidade, ou seja estamos digitalizando a contabilidade eu digo nós por que somos nos que faremos essa transição, o profissionais contábeis. Bom encurtando o assunto eu acredito que o melhor seria fazer os dois ou optar pelo tradicional por enquanto se, se tratar de uma empresa tradicional, mas sempre é bom já ir se adaptando ao novo rumo, ou seja digitalização. 

Elton Julio Ruffato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 30 junho 2020 | 15:26

Boa tarde, Fernando

A empresa LTDA foi transformada no dia 10/12/2019 pra EIRELI. E a Jucesp deu a exigencia dizendo que tenho ke fazer os livros Razao e Diario conforme (art. 41 da I.N. 11/2013 - DREI) .
Quando ocorre transformação do tipo juridico, a escrituração contabil do exercicio deve ser cindida. A transformação, por sua
vez, acarreta uma nova sequencia de livros para a nova sociedade constituida. Livros de 01/01/19 A 09/12/19 - LTDA - Ordem 2. De 10/12/19 a 31/12/19 - EIRELI - ORDEM 1
 
Tenho duvidas?
Vou iniciar o saldo da Eireli no valor que foi fechado na Ltda?

Elton Julio Ruffato
Gerente de Depto Pessoal

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 30 junho 2020 | 16:10

Elton, mas de qualquer forma o livro razão não é registrado, apenas o diário que é registrado.

o livro razão é obrigatório ter no caso de uma solicitação que foi seu caso

e no meu entendimento "sim" iniciara com o saldo da Ltda para a EIRELI, pois a contabilidade é única não importa tipo de empresa, tributação, existe sim critérios e procedimentos diferentes para algumas empresas, mas a contabilidade continua...

"me corrijam se eu estiver errado

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 16:45

Considerando que a empresa em questão utiliza a ITG 1000, temos que as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ME e EPP) poderão adotar os critérios e procedimentos simplificados previstos na Resolução CFC 1.418/12.
Desta forma, as MEs e EPPs, que adotarem a Resolução CFC 1.418/12, ficarão obrigadas a apresentação, ao final de cada exercício social, das seguintes demonstrações:
I - Balanço Patrimonial;
II - Demonstração do Resultado; e
III - Notas Explicativas.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

A Ecd é facultativa para empresas do Simples Nacional, ressalvada hipótese especifica e neste caso o envio eletrônico dispensa qualquer outro meio em relação aos respectivos livros.

Base Legal: Citadas no texto.

Cibele

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 31 semanas Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 18:39

Boa Noite,

Estou com uma Empresa do Simples Nacional aberta em 2014. Nunca foi feita a Contabilidade e nem o Livro Caixa. Estou com todos os Documentos em mãos e irei fazer a Contabilidade desde o início.

Minha dúvida é a seguinte: Em relação aos Livros, devo Encadernar e Registrar mesmo atrasados? Se tiver que Registrar, onde eu Registro?

Inclusive já estou lançando 2017, mais ainda não imprimi nenhum livro... A Empresa foi aberta em Dez/2014.
Posso imprimir o Exercício de 2014 junto com o de 2015, ou devem ser separados? Como teve pouco movimento em 2014 não daria nem 10 folhas...

Se puderem me ajudar eu agradeço muito...


Att,

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 20 semanas Terça-Feira | 27 abril 2021 | 21:43

boa noite,
 as MEs e EPPs, que adotarem a Resolução CFC 1.418/12, ficarão obrigadas a apresentação, ao final de cada exercício social, das seguintes demonstrações:
I - Balanço Patrimonial;
II - Demonstração do Resultado; e
III - Notas Explicativas.

duvida: balanço, DRE, Balancetes tem a obrigatoriedade de serem mensais ou podem ser anuais para fazerem parte do diário empresa simples nacional?

Talita Galvao

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 semanas Terça-Feira | 15 junho 2021 | 18:02

Boa tarde Pessoal

Estou com mesmo problema, empresa nunca teve escrituração contábil.
Após os lançamentos, preciso autenticar os livros na Junta Comercial?
Os livros fiscais também? de entrada e saída?

Grata

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>