Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 709

Salário maternidade

Vanessa Santana

Vanessa Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 00:00

Boa noite. 

Irei sair de licença maternidade em julho. Gostaria de saber sobre o cálculo do mesmo, é feito pela minha empresa ou pelo inss? 

minha dúvida seria sobre o valor, a cada Tri caso eu bata uma meta recebo um “bônus por performance” uma comissão, gostaria de saber se esses valores entram no cálculo do salário  maternidade. Li algumas coisas que seria referente aos 6 últimos pagamentos. 


no meu caso, recebi essa comissão em janeiro.  Parei de trabalhar hoje dia 30 de junho para emendar com a licença que será em julho, caso isso que eu li esteja certo esse holerite das férias conta? Porque como recebi a comissão no final de janeiro, e se contar o holerite das férias não daria os 6 últimos pagamentos, então não mudaria pois a variável recebi só em janeiro. 

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 11:40

Bom dia Vanessa, bom primeiramente meus parabéns pela gravides, bom o calculo do salário maternidade é a forma como o sistema do INSS estão programados para cumprir o que esta previsto na legislação e definir o valor inicial que vai ser pago mensalmente ao beneficio que tem direito. Não havendo qualquer intervenção manual no cálculo do valor do beneficio, já que as informações são obtidas através de  informações constantes no cadastro de vínculos e remunerações de cada cidadão armazenados no banco de dados denominado CNIS ( Cadastro Nacional de Informações Sociais). Portanto o calculo do salário maternidade é feito pelo INSS. Bom já o calculo do salário maternidade está definido nos artigos 71 a 73 da Lei 8.213/91. O contribuinte facultativo em período de graça é 1/12 avos da soma dos últimos 12 últimos salários de contribuição apurado em  período não superior a 15 meses.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.