x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.888

ECD em dois arquivos.

Kelli

Kelli

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 15:47

O T.I. de uma empresa (minha cliente) está gerando o arquivo do ECD  em duas partes (1º e 2º trimeste / 3º e 4º trimestre). Estão fazendo isso pq o programa apresenta erro nos saldos quando tentam fazer apenas 1 arquivo, notado que esse erro é decorrente do tamanho muito extenso do arquivo.
Alguém pode me informar se posso fazer o envio da ECD em dois arquivos (sabendo que é empresa de encerramento trimestral, que não houve alteração de estrutura, de contador, ou quaisquer outra alteração). A divisão dos arquivos é apenas para diminuir seu tamanho.

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 16:15

Pode sim.
O arquivo da ECD sempre corresponde a um livro, ou seja, não é possível que um arquivo contenha mais de um
livro. Além disso, regra geral, a ECD será entregue em apenas um arquivo correspondente a todo o ano-calendário.
Contudo, há algumas exceções, como por exemplo a escrituração resumida com livros auxiliares. Nessa situação,
a escrituração poderá conter mais de um livro por ano-calendário e, consequentemente, mais de um arquivo, tendo em
vista que haverá o livro principal (escrituração resumida) e um ou mais livros auxiliares.
Há também o caso de o arquivo de um mês ultrapassar 5 GB (gigabyte), situação em que a escrituração pode ser
entregue em arquivos mensais (12 arquivos por ano).
Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 64/2019 Manual de Orientação do Leiaute 8 da ECD
Atualização: Novembro de 2019

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.