x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 555

Depreciacao de ativo imobilizado

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 11:51

Bom dia Evanildo segundo o item 55 do CPC 27 que regulamenta a depressão, a depreciação de um ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja quando o mesmo estiver no local e em condições para funcionar. E a depreciação deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda. Portando a depreciação cessa quando o ativo torna-se ocioso.

EVANILDO

Evanildo

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 12:32

Fernando, bom dia!!!

como se trata de uma empresa ME, e esse fato  do fechamento acorreu agora devido a pandemia, ainda nao sei o que os donos irao fazer com esses ativos, se vai colocar a venda ou NÃO, ou se vao baixa o CNPJ, mantendo os ativos na empresa normalmente,
e efetuar a baixa do CNPJ, entao no caso ate o encerramento definitivo do CNPJ a contabilização da depreciacao continua na contabilidade correto?


Evanildo

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 14:57

Sim.
Não há lei que dispense a depreciação quando a empresa não esta devidamente baixada ou nos casos abaixo previstos.

Conforme NBCTG 27 (R4) item 55, onde:

(...) 55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de
acordo com a NBC TG 31) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto  não houver produção.

Base Legal: Citada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.