x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 727

ESTOQUE A VALOR PRESENTE

Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 15:13

Pessoal minha duvida é a seguinte, Quero saber como trazer um estoque a valor presente. Uma distribuidora de bebidas possui um estoque muito alto, muito além do que é de fato. Quero saber como faço para traze-lo ao valor presente.

At.te

Lucas Rodrigues

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 16:02

Lucas,
Valor presente, na linguagem contábil só se aplica a ativos e passivos monetários para recebimento e pagamento a prazo, sem juros. Veja o Pronunciamento Técnico CPC 12. O seu caso não é de valor presente; você precisa ajustar o valor dos estoques que - ao que parece - não foram baixados e constam do ativo sem que existam de fato. Assim, é necessário encontrar a causa do erro e fazer o ajuste. Pode ser um simples problema de sistema ou pode ser que a empresa vendeu mercadoria sem registro da venda e da baixa do estoque; neste caso há omissão de receita e sonegação fiscal.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.