x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 452

ATIVO IMOBILIZADO

William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 16:55

Boa tarde!

Contabilidade - Imobilizado em andamento

Na conta que registra a imobilização em andamento serão lançados todos os gastos relativos à obra (materiais, mão-de-obra e respectivos encargos sociais etc).

Segue exemplo de registro contábil dos gastos incorridos na construção de um determinado imóvel que comporá o Ativo Permanente.

Registro de gastos incorridos com a obra:

D - Construções em Andamento (AP - Imobilizado)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) R$ 10.000,00

Concluída a obra, o saldo da conta “Construções em Andamento” será transferido para a conta definitiva do Ativo Imobilizado.

AC = Ativo Circulante
AP = Ativo Permanente

VALDINEI JOSE DE SOUZA

Valdinei Jose de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 17:02

Boa tarde Sergio.

A resposta do colega Willian está correta.

Só complementando a informação, referente a Depreciação, deverá ser iniciada tão logo o ativo passe a ser utilizado e e assim contribuir com os resultados operacionais.

Valdinei José de Souza, bacharel em Direito pela Fundação Eurípides Soares da Rocha – UNIVEM Marilia – advogado inscrito na OAB SP (consultoria tributária), bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, contador com registro no CRC SP, gerente de departamento fiscal e contábil em escritório de contabilidade, palestrante e instrutor de cursos livres na área tributária.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.