x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.160

valor residual imovel

DILZA ALVES

Dilza Alves

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 09:53

em 2019 fiz uma empresa que veio de outro contador. Os relatorios de imobilizado que ele enviou da parte de imoveis não veio a parte do valor residual, implantei no patrimonio o valor do bem e para calculo tambem o valor do bem. Está errado? como vou retificar isso se já foi encerrado?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 10:20

Dilza,
De acordo com o item 06 do CPC 27, valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.  

O valor residual só serve para ajustar o valor depreciável; portanto, considerando que os terrenos não depreciáveis não há nada a corrigir. Em qualquer caso, para apurar o valor residual é necessário pressupor quando o bem será vendido; assim, se a empresa não tem uma clara ideia da data da venda futura e do valor de venda, não deve se calcular o valor residual. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.