x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.844

quais os livros contábeis e fiscais obrigatórios em empresas do simples nacional?

Junio

Junio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 16:08

Boa tarde!

Em relação aos livros contábeis e fiscais, quais são os livros obrigatórios para as empresas do simples nacional (empresas com sede em Minas Gerais). E como vocês procedem, imprimem todos os livros ou só imprimem quando solicitado?

Estou iniciando agora na parte contábil, e tenho algumas dúvidas. Outro ponto é em relação ao registro da escrituração das empresas do SIMPLES NACIONAL, aqui em Minas Gerais qual o procedimento, empresas do simples não estão obrigadas ao SPED, porém via sped é a única forma do registro da escrituração?

Quem puder me ajudar com essas duvidas, fico muito agradecido. Obrigado.

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 16:27

Considerando que a empresa em questão utiliza a ITG 1000, temos que as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ME e EPP) poderão adotar os critérios e procedimentos simplificados previstos na Resolução CFC 1.418/12.
Desta forma, as MEs e EPPs, que adotarem a Resolução CFC 1.418/12, ficarão obrigadas a apresentação, ao final de cada exercício social, das seguintes demonstrações:
I - Balanço Patrimonial;
II - Demonstração do Resultado; e
III - Notas Explicativas.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Base Legal: Citadas no texto.

Edson

Edson

há 4 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 12:17

ok, concordo com o Diego,

mas com relação aos livros fiscais: de entrada, de saída, inventario, entendo que são obrigatório também, correto?

mas não generalizando, assim tem novos clientes que pedimos os livros anteriores e eles informam que não tem, e realmente não foram feitos.
é complicado esta na lei, nos em pesquisa na internet todos falam que tem que fazer e na realidade nem todos fazem.

um empresa do simples nacional, atualmente já trabalha com a corda no pescoço, e eles não tem condições de manter controle de estoques, inventários, etc....e o escritório também não tem condições de ficar fazendo este acompanhamento presencial, dependemos das informações dos clientes, está difícil..

me desculpem mas foi um desabafo

Edson

Edson

há 4 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 14:36

boa tarde Raimundo, tudo bem?

me desculpe mas não entendi o que você quis dizer com:
01 - Todos estes livros citados existem em BSB mas só de forma digital!;

o que é BSB ?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 09:17

bom dia ! 
Outro desabafo:
Essa tipo de situação tem três culpados:
> empresário, que não da a devida relevância na administração do seu negocio;
> alguns contadores, que para baratear seus serviços não fazem o que as leis/regras exigem;
> CFC/CRC que não fiscalizam e autuam os empresários contábeis que não cumprem o exigido pelas leis/regras.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade