x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.701

quais os livros contábeis e fiscais obrigatórios em empresas do simples nacional?

Junio

Junio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 16:08

Boa tarde!

Em relação aos livros contábeis e fiscais, quais são os livros obrigatórios para as empresas do simples nacional (empresas com sede em Minas Gerais). E como vocês procedem, imprimem todos os livros ou só imprimem quando solicitado?

Estou iniciando agora na parte contábil, e tenho algumas dúvidas. Outro ponto é em relação ao registro da escrituração das empresas do SIMPLES NACIONAL, aqui em Minas Gerais qual o procedimento, empresas do simples não estão obrigadas ao SPED, porém via sped é a única forma do registro da escrituração?

Quem puder me ajudar com essas duvidas, fico muito agradecido. Obrigado.

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 16:27

Considerando que a empresa em questão utiliza a ITG 1000, temos que as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (ME e EPP) poderão adotar os critérios e procedimentos simplificados previstos na Resolução CFC 1.418/12.
Desta forma, as MEs e EPPs, que adotarem a Resolução CFC 1.418/12, ficarão obrigadas a apresentação, ao final de cada exercício social, das seguintes demonstrações:
I - Balanço Patrimonial;
II - Demonstração do Resultado; e
III - Notas Explicativas.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Base Legal: Citadas no texto.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 12:17

ok, concordo com o Diego,

mas com relação aos livros fiscais: de entrada, de saída, inventario, entendo que são obrigatório também, correto?

mas não generalizando, assim tem novos clientes que pedimos os livros anteriores e eles informam que não tem, e realmente não foram feitos.
é complicado esta na lei, nos em pesquisa na internet todos falam que tem que fazer e na realidade nem todos fazem.

um empresa do simples nacional, atualmente já trabalha com a corda no pescoço, e eles não tem condições de manter controle de estoques, inventários, etc....e o escritório também não tem condições de ficar fazendo este acompanhamento presencial, dependemos das informações dos clientes, está difícil..

me desculpem mas foi um desabafo

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 14:36

boa tarde Raimundo, tudo bem?

me desculpe mas não entendi o que você quis dizer com:
01 - Todos estes livros citados existem em BSB mas só de forma digital!;

o que é BSB ?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 09:17

bom dia ! 
Outro desabafo:
Essa tipo de situação tem três culpados:
> empresário, que não da a devida relevância na administração do seu negocio;
> alguns contadores, que para baratear seus serviços não fazem o que as leis/regras exigem;
> CFC/CRC que não fiscalizam e autuam os empresários contábeis que não cumprem o exigido pelas leis/regras.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.