x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 524

distribuição de lucros - simples nacional

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 15:31

aqui no fórum já pesquisei que para distribuir lucros aos sócios das empresas tributadas pelo simples nacional sem incidência do ir e inss a base de calculo é o luicro presumido (%) de acordo com o tipo de empresa, e caso queira distribuir um valor maior tera que comprovar através da contabilidade no levantamento da DRE do período, até aqui esta correto?

agora vamos supor que a empresa não possuem contabilidade e a base de calculo da distribuição dos lucros é o LUCRO PRESUMIDO, fazendo assim entendo que o caixa da empresa mensalmente vai aumentando pois vai existir um saldo do lucro que não foi distribuído, correto?

este saldo de lucros so vai poder ser distribuídos mediante a adoção da "contabilidade" ou poderá ser distribuído de outra forma?

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 16:08

obrigado pelo retorno Marco,

então, caso a empresa não mantiver contabilidade, o saldo do lucro( contábil - presumido) ficará na empresa e não poderá ser distribuído como lucros, certo?

Ricardo Henrique

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 16:23

Boa tarde pessoal, 

Aproveitando as dúvidas de nosso colega Edson, em nosso escritório temos um grande dificuldade de fazer a contabilidade completa das empresas, sendo que muitas a distribuição de lucros é feita pelo com base no LUCRO PRESUMIDO.  
Isso pois, as empresas não enviam mensalmente para o escritório todas as informações necessárias, como as despesas, extratos bancários, etc.
Como que os colegas da profissão trabalham nisso, para fazer a contabilidade completa, insistem que os clientes enviem toda documentação? Trabalhar de alguma forma aonde o cliente já envia todas as informações de receitas e despesas?
Gostaria de uma orientação dos colegas quanto a isso.

Marco Antonio Simões

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 16:48

Edson.
Ficará na empresa, mas poderá ser distribuído com IR.
Mas veja o problema que este "dinheiro" ficando na empresa, poderá trazer:
1- Fica no caixa (suspeito)
2- Fica no banco (fazendo o que?)
3- O cliente já gastou tudo. (com o que?)
Portanto Edson, seria interessante e mais ainda, obrigatório a contabilidade.
Veja as Normas Brasileira de Contabilidade.
Quanto ao Ricardo, insista e coloque-os a par da obrigatoriedade e principalmente das consequências da não escrituração.
Obrigado. 

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 23 agosto 2021 | 11:47

bom dia a todos,
empresa do simples precisa ter a contabilidade (que é obrigatória) para que possa distribuir lucros mensais comprovando o lucro e podendo retirar sem a incidência de IR e inss, certo?

Mas como fazer a contabilidade completa, apurar o resultado do período (DRE) sendo que o cliente não faz inventario Controle dos estoques). Como apurar o CPV/CMV para apurar o lucro do período?

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 23 agosto 2021 | 13:29

João,

mas para distribuição de lucros mensais sem incidências de impostos, precisa efetuar os levantamentos do balanço/dre do período.

se a empresa fizer o levantamento dos estoques apenas em dezembro (conforme legislação), como apurar o resultado mensal que será a base da distribuição mensal dos lucros sem saber o custo dos produtos/mercadorias vendidos no mes?

o cliente "não" quer fazer o inventario mensal, ele quer ter este "trabalho" apenas em dezembro, este é o problema.

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 8 semanas Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 07:59

Para ter o resultado do valor e custo dos estoques de forma mensal, pode-se ter um "sistema", um software, que faz esse controle. É assim que a maioria das empresas fazem. Daí não precisa ficar contando o estoque todo mês.
Tem programas bem em conta.
E ao final do ao, se achar conveniente, faz-se a contagem física dos estoques para a conferência e ajustes, se necessário.

APARECIDA MOTA

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 semanas Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 09:12

Aparecida Mota, bom dia e obrigado pela sua contribuição.

nos já informamos, explicamos de toda forma, que existe software que faz este controle, que é obrigatório este controle/livro, etc..etc.......mas eles alegam que não tem tempo, não tem funcionário para fazer este tipo de serviço.

para nós(contabilista) fica difícil registrar algo, sem comprovação..e assumir uma obrigação do cliente.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.