x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 116

Baixa Patrimonial no caixa

LAYO FREDERICO ALVES DA SILVA

Layo Frederico Alves da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 11 agosto 2020 | 16:34

Há três possibilidades:
1 - Auditar os anos anteriores a fim de identificar os fatos que deixaram de ser registrados, para então fazer as correções no exercício corrente alicerceado em documentos. (Essa abordagem depende da organização do cliente, é inútil se o cliente não tem documentos)
2 - Inventariar o patrimônio da empresa a fim de levantar um balanço de abertura, registra-lo e então dar continuidade a contabilidade.
3 - Com base no documento interno da empresa da contagem de caixa, creditar caixa e debitar lucros acumulados. Escreva no histórico algo assim:

Após verificação direta da conta caixa, foi identificado a existência de um caixa fictício. A verificação não encontrou evidências que justifiquem a manutenção do valor registrado na conta caixa, sendo ainda o montante irrazoável para o porte e práticas financeiras atuais, portanto concluímos que tratam-se de despesas não contabilizadas e lucros distribuídos não contabilizados. Desta forma, realiza-se esse lançamento para que as demonstrações possam representar fidedignamente a situação financeira e patrimonial  da empresa.

Escreva como quiser, é só uma sugestão.

Layo Frederico, Analista Fiscal, Prisma Contábil Ltda.
(63) 3214 2065 | AV LO 09 Quadra 307 Sul LT.12
Sala 7 | [email protected] | 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.