x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.541

ERRO ECD RECUPERAÇÃO DE ECD ANTERIOR

VITOR HUGO

Vitor Hugo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sábado | 25 julho 2020 | 09:46

Minha situação é a seguinte, no ano de 2018 meu cliente trocou de contador e por esse motivo foram enviados duas ECD, uma de 01/01/2018 a 31/07/2018 e outra de 01/08/2018 a 31/12/2018, ambas na forma G tudo certo, só que este ano quando tento recuperar as duas ECD somente a segunda vem a primeira me da o seguinte erro "ECD anterior inválida para recuperação porque possui CNPJ, COD_SCP ou Forma diferentes da ECD aberta, ou não está completamente assinada ou está corrompida". Já tentei recuperar usando o arquivo baixado do receitanet BX, já exclui e tentei novamente e nada, estou usando a versão 7.0.6 e não consigo mais enxergar um caminho.

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 26 julho 2020 | 17:41

Olá Vitor, boa tarde
Tudo certo?

Conforme o manual do ECF devem ser recuperados os dois arquivos da ECD transmitidos (um para cada contador ou um para cada plano de contas) .
 
Contudo, para que a ECF recupere os dados corretamente é necessário que os saldos finais das contas que aparecem no
primeiro arquivo (primeiro contador ou primeiro plano de contas) sejam iguais aos saldos iniciais dessas mesmas contas que aparecem no segundo arquivo (segundo contador ou segundo plano de contas).

Isso pode ser feito, na ECD, por meio do preenchimento do registro I157 (transferência de plano de contas) no segundo arquivo da ECD, conforme instruções do Manual de Orientação do Leiaute da ECD. Se isso não ocorrer, a ECF recuperará somente os dados do segundo arquivo e os ajustes necessários deverão ser realizados na própria ECF ou na ECD, por meio de substituição.

No seu caso existem duas opções:
- Retificar a ECD fazendo o de/para do plano de contas do primeiro ECD com o segundo ECD enviado (campo I157).
- Também há a opção de ajustar os valores no próprio ECF.

Espero ter ajudado :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.