x
2020-07-27T10:51:02-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 47

Baixa de empresa

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 10:51

Olá pessoal, tudo bem?
Preciso da ajuda de vocês com o seguinte:
Trabalho na parte fiscal de uma empresa, porém meu irmão me pediu ajuda para dar baixa no CNPJ da empresa dele, pois ele quer abrir MEI. Acontece que o escritório não devolveu o certificado, pois essa empresa já era para ter sido baixada a anos e o contador não baixou... então tiveram uma discussão sobre isso e meu irmão disse que iria procurar outra forma (acreditamos que houve perda do certificado).
Porém eu nunca baixei uma empresa, comecei fazendo um pedido de baixa via REDESIM, preenchi o DBE e o passo seguinte é encaminhar para a receita, tem a opção de enviar por correios, mas solicitam que envie  junto o "Requerimento de Empresário, registrado na JC, relativo à sua inscrição naquele órgão de registro". Que requerimento é esse?  tem alguma outra forma de fazer essa baixa sem o certificado? 
Muito obrigada.

Att.
Jéssica

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 15:05

Olá Jéssica, tudo bem?

vamos por partes
Referente a certificação digital, este certificado digital poderá ser do tipo A1 (arquivo digital com validade de 1 ano) ou do tipo A3 (token ou mídia/cartão com validade de 1 a 5 anos). Se foi extraviado no escritório acredito que seria interessante o seu irmão ser ressarcido.
Acredito que a empresa tenha sido registrada na junta comercial do seu estado pelo fato de ter comentou acima sobre o "requerimento de empresário" que seria o contrato social da empresa.
Como falou do problema de relacionamento com o escritório pode ser solicitado uma certidão de inteiro teor para ter acesso ao requerimento de empresário.
a a DBE de baixa você já terá condições de solicitar a baixa da empresa através da junta comercial. Mas será necessário a certificação digital.
Qualquer coisa só falar.

THED GAROTTO BATISTOTI
DOMINIO NA PRATICA
https://www.youtube.com/channel/uc6ulwypokr-lsmsaflhp_1g?view_as=subscriber

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 15:26

Boa tarde, Thed.
Ja vou agradencendo sua atenção e sua resposta... que bom que ainda existem pessoas boas que ajudam o próximo!

Ah.. então o tal requerimento é o contrato social. .. rsrs, eu até tinha pensando que era uma certidão simplificada da Jucergs. 
Eu vou ver com o mano se está com ele...
Pelo que entendi, primeiramente eu teria que fazer o pedido de baixa usando o DBE (que já está pronto), anexar o requerimenro (que é o contrato) e depois enviar pra receita.. sendo deferido, eu começo a parte da Junta comercial, que precisa de certificado. é isso?

Mais uma dúvida, eu tenho o CRC e teria opção de ativar a certificação digital nele... eu conseguiria fazer a parte de baixa da junta usando meu certificado?

Muitoooo obrigada!!!!

Att.,
Jéssica

há 1 semana Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 16:48

Oi,
Referente a certificação digital.
O seu certificado digital só poderá fazer a baixa da empresa do seu irmão se for apresentada na junta comercial uma procuração "novo processo" pelo custo compensa mais fazer um certificado A1, na região em que eu moro custa em média R$ 135,00.

THED GAROTTO BATISTOTI
DOMINIO NA PRATICA
https://www.youtube.com/channel/uc6ulwypokr-lsmsaflhp_1g/videos?view_as=subscriber

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.