Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 151

livro razão e livro diario

Robson Ivan de Oliveira

Robson Ivan de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3
há 3 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 11:06


Bom dia!

tenho uma duvida em relação a uma empresa de prestação de serviços, no regime tributário lucro presumido, e de pequeno porte, estou assumindo esta empresa, o antigo contador(Morreu) perdeu(incêndio) toda a documentação entre elas o livro razão e o livro diário, como devo proceder. Começo a fazer a ECD(nunca fez) e a ECF(nunca fez) a partir de agora 07/20, eu não posso responder pelo que não foi feito ou perdido no passado, o que pode acontecer com o dono da empresa se começo a entregar as 2 obrigações ECD e ECF, o fisco vai cobrar os anos anteriores que não foi feito ou foi perdido, o contador faleceu que deus o tenha, complicado se alguém poder me ajudar agradeço de coração?   

Bruno Borges Andrade

Bruno Borges Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 10:35

Bom dia Robson,

Quanto as informações das obrigações fiscais e de recolhimento de impostos, você consegue resgatar a maioria delas pelos sistemas da RECEITABX e  E-cac utilizando o certificado digital do cliente, já com respeito as informações contábeis, você pode fazer um balanço de abertura em 01/07, utilizando as informações passadas pelo cliente (Saldo Bancos, Fornecedores, Etc) e depois fazer o mesmo assinar uma carta de responsabilidade confirmando que tais informações estão de acordo com a posição patrimonial da empresa.

Espero ter de ajudado.

Atenciosamente,
Bruno Borges Andrade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.