x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.589

Distribuição de Lucros de exercícios anteriores

Jonathan

Jonathan

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 09:06

Bom dia!! Poderiam me tirar uma dúvida?

Numa empresa LTDA de lucro Real, é possível distribuir lucros para sócios, com base no lucro acumulado de exercícios anteriores? Por exemplo se nesse exercício tiver um prejuízo contábil, porém a conta de Lucros e Prejuízos Acumulados no Balanço referente ao exercício anterior, possuir uma boa margem de saldo credor acumulado, eu posso distribuir uma certa quantia dessa conta para os sócio no exercício atual?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 11:10

Jonathan,

Se o Contrato Social/Estatuto permitir, e desde que sejam constituídas previamente as reservas necessárias de acordo com tipo jurídico, não há problemas em distribuir parte deste valor.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 12:17

Jonathan,
Lucro distribuível é aquele que remanesce após a compensação de prejuízos existentes na data da distribuição. Não é possível segregar resultados por períodos; logo, para distribuir é necessário compensar os prejuízos contábeis. 

Jonathan

Jonathan

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 29 julho 2020 | 15:45

Daniel Garcia e Edmar Oliveira Andrade Filho; Muito obrigado pela resposta!

Nesse caso especificamente seria hipoteticamente assim: Na conta de Lucros e Prejuízos acumulado, eu teria R$ 1.000.000,00 de lucro acumulado de exercícios anteriores; porém no exercício atual eu prevejo um prejuízo de R$ 200.000,00; Eu sei que meu lucro acumulado cobrirá esse prejuízo do atual exercício. A minha dúvida é se eu posso mensalmente (o contrato social prevê) distribuir lucros para os sócios (suponhamos que no final do exercício eu fiz um total de adiantamento de distribuição de Lucro em 100.000,00). É possível eu distribuir lucros para o sócios nesse exercício atual, levando como base o exemplo anterior?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.